Rádio
Nenhum programa no ar
Aumento de aparecimento de cobras em residências preocupa; projeto de Três Passos realiza manejo e coleta gratuita para estudos
Moradores de Santo Augusto têm relatado, nos últimos meses, o aparecimento frequente de cobras em residências, situação que tem gerado preocupação e medo na população.
Na última semana, uma moradora do bairro Glória encontrou uma serpente dentro da lavanderia de sua casa, também houve registro no bairro Petrópolis. Já nesta quinta-feira, 26, um novo caso foi registrado no bairro Floresta, reforçando o alerta sobre a presença desses animais em áreas urbanas.
De acordo com especialistas, o aparecimento de cobras em residências aumenta significativamente nos meses de calor devido a uma combinação de fatores biológicos e ambientais que favorecem sua atividade e busca por recursos.
Além do susto, a presença desses animais representa risco à população, especialmente por se tratar, em alguns casos, de espécies peçonhentas. Diante disso, muitos acabam sendo mortos, prática que, embora comum, pode prejudicar estudos científicos importantes.
Uma alternativa segura e útil à ciência é o encaminhamento dos animais ao projeto “Você Cientista”, desenvolvido pela Prefeitura de Três Passos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Instituto Butantan. A iniciativa é coordenada pelo biólogo Arthur Abegg e busca ampliar o conhecimento sobre as serpentes da região.
O projeto realiza a coleta e o manejo dos animais — vivos ou mortos — sem custo para a população. Após a coleta, as serpentes são encaminhadas para a Coleção Herpetológica do Instituto Butantan, em São Paulo, onde passam por análises detalhadas, contribuindo para pesquisas sobre venenos, anatomia e genética.
Esses estudos são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de soros antiofídicos, além de possibilitar a criação de novos medicamentos no futuro.
A orientação é clara: ao avistar uma serpente, a população não deve tentar capturá-la por conta própria. O correto é acionar um profissional capacitado para realizar o manejo seguro.
Na próxima terça-feira, dia 31, às 08h30 o Biólogo Arthur Abegg concederá entrevista à Rádio Querência, onde abordará mais detalhes sobre o projeto Você Cientista.
Para atendimento e informações, os contatos disponíveis são:
📞 Arthur Abegg: (55) 9 9686-6911
📞 Secretaria de Meio Ambiente de Três Passos: (55) 9 9612-2072
Cuidados Importantes:
Evite acumular lixo, entulhos, lenha ou folhas secas no quintal, pois atraem roedores e servem de abrigo para cobras.
Mantenha a grama aparada.
Ao encontrar uma cobra, não tente manuseá-la e afaste-se.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
Galeria de imagens
Autor
Maira kempf
Em: 26/03/2026, 09:30

Homem foi localizado na localidade de São Luiz e encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos

Obra segue em andamento e a cobertura será concluída em uma nova etapa

Deputado afirma que cenário segue em aberto após seu partido decidir apoio a Luciano Zucco - PL ao governo do Estado

Casos recentes foram registrados nos bairros Glória e Floresta; especialistas orientam como agir com segurança

Emendas foram destinadas pelo deputado federal Márcio Biolchi e pelo deputado estadual Jeferson Fernandes.

Imagens de dentro da sala de aula mostram momento em que professora dá tapa no rosto da criança. Defesa da mulher refuta as acusações

Ele também estava desrespeitando a lei de descanso para motoristas profissionais.

Celebrações iniciam no Domingo de Ramos e seguem até a Páscoa com missas, confissões, procissões e ritos tradicionais



