Rádio
Nenhum programa no ar
IFSul suspende alunos após lista com conteúdo ofensivo sobre alunas em Pelotas
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) suspendeu oito alunos do Campus Pelotas responsáveis pela circulação de uma lista com termos depreciativos de cunho sexual sobre alunas. O material teria sido compartilhado entre estudantes por aplicativos de conversa e envolvia cerca de 30 estudantes avaliadas em diferentes categorias.
A medida foi adotada como ação inicial enquanto o caso é tratado pela instituição e encaminhado às autoridades, já que envolve estudantes menores de idade. Os alunos afastados permanecem suspensos durante a apuração.
Nesta terça-feira (24), a gestão do instituto mantém contato com órgãos externos para definir os encaminhamentos legais. Está prevista uma reunião com a promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe da Silveira, além de articulações com a Delegacia da Mulher.
— Nós aguardamos o contato com as autoridades para nos orientarem. Há um processo interno aberto com a Procuradoria Jurídica, que está encaminhando nas instâncias legais — afirma a vice-reitora, Lia Nelson Pachalski.
As alunas envolvidas já receberam acolhimento inicial e devem passar por atendimento com psicólogos e assistentes sociais nos próximos dias.
— Vamos ter um grupo de psicólogos e assistentes sociais para acolher essas meninas e organizar um plano de apoio — diz a vice-reitora.
A instituição também prepara ações pedagógicas com foco em conscientização dos alunos, destacando o caráter educativo das medidas adotadas.
O IFSul informou ainda que não recebeu formalmente versões mais graves dos conteúdos que circulam em redes sociais. Existe a suspeita que essas informações podem estar sendo ampliadas fora do ambiente institucional.
A lista com conteúdo ofensivo começou a circular entre estudantes no sábado (21). A Reitoria do IFSul tomou conhecimento da situação no domingo (22), quando passou a adotar as primeiras medidas para apurar o caso e conter a disseminação do material.
Fonte: GZH
Autor
Maira kempf
Em: 24/03/2026, 14:20

Homem foi localizado na localidade de São Luiz e encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos

Obra segue em andamento e a cobertura será concluída em uma nova etapa

Ministério dos Transportes informou que empresas que não obedecerem o piso poderão ser suspensas

Evandro do Amaral foi julgado por feminicídio e tortura nesta terça-feira (17). Crime ocorreu em janeiro de 2025

Vítima recebeu mensagens e uma chamada de vídeo de criminosos que se passaram por advogado e orientaram procedimentos para suposto recebimento de valores judiciais

Camilo Santana fez anúncio durante visita técnica; ainda não há prazo para implementação

PT questiona lei que autorizou a venda da companhia, além da retirada do mecanismo de consulta popular para venda da empresa

Material distribuído por aplicativos de mensagem classificava alunas usando termos de cunho sexual



