Rádio
Nenhum programa no ar
Prefeito gaúcho nomeia filho de 18 anos como Secretário da Fazenda com salário de mais de 5 mil
O prefeito de Ibirapuitã, cidade no Norte do Rio Grande do Sul, Rosemar Hentges, nomeou o próprio filho como secretário da Fazenda. Por considerar nepotismo, o Ministério Público (MPRS) ordenou que Lorenzo Hentges fosse exonerado, o que foi cumprido nesta quarta-feira (11).
Procurado pelo g1, o prefeito não quis comentar o caso. “Não queremos nos manifestar”, disse. O caso chegou ao MPRS através de uma denúncia anônima. Lorenzo assumiu o cargo no dia 23 de junho do ano passado, um dia depois de completar 18 anos. Por conta disso, a promotora Ana Maria Dal Moro Maito considera que a nomeação ocorreu “única e simplesmente em razão da relação de parentesco havida entre as partes”.
O ato é considerado improbidade administrativa pois, de acordo com o MP, Lorenzo não tinha a qualificação técnica necessária para o desempenho da função.
“Cargos públicos, remunerados com dinheiro público, e para o bem do interesse público, devem ser preenchidos por agentes capacitados e não meramente com base na ‘confiança’ e em laços sanguíneos.”
Conforme a documentação enviada pela prefeitura de Ibirapuitã ao Ministério Público, o filho do prefeito ainda estava cursando o 3º ano do ensino médio quando assumiu a pasta. Este ano, ele se matriculou no curso de Direito da Universidade Federal de Passo Fundo.
A formação do jovem foi considerada insuficiente pelo MP, que destaca que “o cargo de Secretário da Fazenda exige alta qualificação técnica (conhecimento em finanças e administração públicas, contabilidade, orçamento, gestão fiscal, análise de receitas e despesas públicas, condução de políticas fiscais etc).”
O último salário recebido por Lorenzo, no início de março, foi de R$ 5.271,21. Ele permaneceu no cargo por quase nove meses.
Autor
Bruno Vargas
Em: 12/03/2026, 10:13

Apreensão ocorreu na madrugada desta quinta-feira

dele Automóvel foi localizado totalmente queimado neste domingo no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco

Caso ocorreu na manhã deste domingo (13) no bairro Nossa Senhora Aparecida; veículo era um Chevrolet Celta preto e a vítima ainda não foi identificada.

Informações apuradas sobre o caso no bairro Nossa Senhora Aparecida

Participe no local e concorra a duas cestas recheadas da Farmavida

Vítima, moradora da Reserva Indígena do Guarita, faleceu no local após colisão nas proximidades da Cotricampo

Novidades ampliam as opções de atendimento e benefícios oferecidos pelo hospital à população de São Martinho e região

Evento no salão comunitário reúne alunos, famílias e professores para um dia de resgate cultural, jogos tradicionais e almoço festivo

Ação arrecadou R$ 1.600,00 para a reconstrução da casa da família atingida por incêndio; premiações já podem ser retiradas na Rádio Querência.


