Rádio
Nenhum programa no ar
Prefeito gaúcho nomeia filho de 18 anos como Secretário da Fazenda com salário de mais de 5 mil
O prefeito de Ibirapuitã, cidade no Norte do Rio Grande do Sul, Rosemar Hentges, nomeou o próprio filho como secretário da Fazenda. Por considerar nepotismo, o Ministério Público (MPRS) ordenou que Lorenzo Hentges fosse exonerado, o que foi cumprido nesta quarta-feira (11).
Procurado pelo g1, o prefeito não quis comentar o caso. “Não queremos nos manifestar”, disse. O caso chegou ao MPRS através de uma denúncia anônima. Lorenzo assumiu o cargo no dia 23 de junho do ano passado, um dia depois de completar 18 anos. Por conta disso, a promotora Ana Maria Dal Moro Maito considera que a nomeação ocorreu “única e simplesmente em razão da relação de parentesco havida entre as partes”.
O ato é considerado improbidade administrativa pois, de acordo com o MP, Lorenzo não tinha a qualificação técnica necessária para o desempenho da função.
“Cargos públicos, remunerados com dinheiro público, e para o bem do interesse público, devem ser preenchidos por agentes capacitados e não meramente com base na ‘confiança’ e em laços sanguíneos.”
Conforme a documentação enviada pela prefeitura de Ibirapuitã ao Ministério Público, o filho do prefeito ainda estava cursando o 3º ano do ensino médio quando assumiu a pasta. Este ano, ele se matriculou no curso de Direito da Universidade Federal de Passo Fundo.
A formação do jovem foi considerada insuficiente pelo MP, que destaca que “o cargo de Secretário da Fazenda exige alta qualificação técnica (conhecimento em finanças e administração públicas, contabilidade, orçamento, gestão fiscal, análise de receitas e despesas públicas, condução de políticas fiscais etc).”
O último salário recebido por Lorenzo, no início de março, foi de R$ 5.271,21. Ele permaneceu no cargo por quase nove meses.
Autor
Bruno Vargas
Em: 12/03/2026, 10:13

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Lideranças municipais e Secretaria de Educação contestam fala do político, classificando-a como "irresponsável" e desconectada da realidade local.

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Colisão entre Fiat Palio e BYD Dolphin Mini resulta em danos materiais no cruzamento das ruas Vicente Silva e Tiradentes.

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Alimentos que deveriam ser mantidos sob refrigeração rigorosa estavam em temperaturas inadequadas, apresentando sinais visíveis de deterioração e má conservação.

Prefeito de Ibirapuitã, Rosemar Hentges, nomeou o próprio filho, Lorenzo Hentges, como secretário da Fazenda

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai


