Rádio
Nenhum programa no ar
Conta de luz segue com bandeira verde e sem custo adicional em março
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de março será verde. Isso significa que as condições de geração de energia no Brasil permanecem favoráveis, garantindo que não haverá cobrança de taxas extras na conta de luz do consumidor.
Por que a bandeira continua verde?
A manutenção da tarifa sem acréscimos é resultado direto do cenário hidrológico positivo no país:
Aumento de chuvas: O volume de precipitações em fevereiro superou as expectativas.
Reservatórios cheios: O nível de armazenamento das usinas hidrelétricas subiu, reduzindo a necessidade de acionar fontes de energia mais caras.
Segurança do sistema
Apesar do cenário favorável, a ANEEL ressalta que o Operador Nacional do Sistema (ONS) pode realizar o despacho complementar de usinas termelétricas em momentos pontuais. Essa medida serve para garantir a estabilidade e a robustez da rede elétrica em situações operativas específicas.
Entenda o sistema de bandeiras
Criado em 2015, o mecanismo de bandeiras tarifárias funciona como um sinalizador do custo real da produção de energia no Brasil. Ele leva em conta:
Disponibilidade de recursos hídricos (chuvas e reservatórios).
Avanço de fontes renováveis (eólica e solar).
Custo de acionamento de usinas térmicas (combustíveis fósseis).
Importante: Mesmo com a bandeira verde, a ANEEL reforça a necessidade do consumo consciente. O uso responsável da energia evita desperdícios e fortalece a sustentabilidade de todo o setor elétrico.
Autor
Bruno Vargas
Em: 03/03/2026, 10:33

A médica Ana Elisa Hartmann, natural de São Martinho, foi fundamental para garantir que o nascimento ocorresse com segurança, mesmo antes da gestante conseguir entrar na maternidade.

Novo espaço será utilizado para projetos terapêuticos, oficinas e musicoterapia; entidade reforça pedido de apoio da comunidade

Programação especial acontece no dia 28 de fevereiro, na Capela São Francisco, com pregação do Côn. Jocemar Fontana e animação do Ministério Anjo Guardião, de Ijuí.

Residências de Cionara Klein e Valdemar Lopes foram destruídas no desastre de julho de 2023 e reconstruídas com recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Município

Dois são presos em flagrante

A Unidade Móvel da Rádio Querência esteve presente no local, trazendo informações do evento

Após negociação arrastada e duas recusas iniciais, treinador de 63 anos aceita proposta da SAF e inicia sua terceira passagem por São Januário.

Após negociação arrastada e duas recusas iniciais, treinador de 63 anos aceita proposta da SAF e inicia sua terceira passagem por São Januário.

Incêndio consome 30% de prédio público em Bom Progresso e destrói ala do CRAS

Ação conjunta entre delegacias de Três de Maio e Três Passos resultou na apreensão de drogas, dinheiro e 20 celulares em celas de investigados

