Rádio
Nenhum programa no ar
Rio Grande do Sul terá março de transição com calor e enfraquecimento do La Niña
O mês de março começa com características típicas de final de verão no Rio Grande do Sul: calor intenso e chuvas irregulares. No entanto, a tendência principal é que o estado caminhe para uma condição de neutralidade climática com o enfraquecimento do fenômeno La Niña, resultando em temperaturas e precipitações dentro da normalidade na maior parte das regiões.
O que esperar da chuva
A distribuição da chuva será o grande diferencial deste mês. Segundo o Simagro-RS e o Inpe, o cenário se divide assim:
Fronteira Oeste e Campanha: Devem registrar volumes levemente abaixo da média, o que preocupa regiões que já sofrem com a estiagem. A melhora só é esperada para o final do mês.
Norte e Nordeste: Tendência de chuva um pouco acima do habitual.
Demais regiões: Registros dentro do esperado (entre 100 e 150 mm).
A primeira semana do mês será predominantemente seca. A instabilidade aumenta na segunda semana, mas o tempo firme volta a predominar na segunda quinzena.
Temperaturas e a chegada do Outono
Embora os termômetros devam superar os 30°C logo nos primeiros dias, a aproximação do outono trará mudanças graduais:
Oscilação Térmica: Espera-se o início das "noites frescas" na metade Sul, com tardes ainda quentes.
Frentes Frias e Ciclones: Com a mudança de estação, a frequência de frentes frias aumenta, o que favorece a formação de ciclones extratropicais e o risco de temporais isolados.
Médias Regionais: Na Região Metropolitana, as máximas devem girar em torno de 29°C. Já na Serra, o clima será mais ameno, com mínimas próximas de 16°C.
Resumo: Março será um mês de "gangorra" térmica. Começa com a cara do verão, mas termina abrindo as portas para um outono característico, com sistemas meteorológicos mais organizados e queda gradual nas temperaturas.

Publicado por
Bruno Vargas
Em: 02/03/2026, 15:55

Adiel Cristiano Nino, de 33 anos, residia atualmente em Palmitinho e era amplamente conhecido em sua terra natal. O sepultamento ocorre nesta terça-feira.

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Polícia trabalha com a hipótese de suicídio em ocorrência registrada na tarde desta terça-feira, 18 de agosto

Batida frontal ocorreu no quilômetro 99 da rodovia; integrantes da banda que viajava para Santa Catarina não se feriram.

Durante entrevista, equipe apresentou planos, descontos em consultas, exames, farmácias, atendimento 24 horas e benefícios para internação hospitalar.

Após café com a imprensa em 4 de agosto, feira confirma reestruturação do parque e atrativos; Rádio Querência fará a cobertura do lançamento

Por medida de segurança, rede deve ser considerada energizada, pois o retorno poderá ser antecipado.


