Bebê recém-nascida, que precisava de cirurgia de urgência, consegue vaga em Santa Maria
Maithe Vitória Faleiro Ribeiro, bebê recém-nascida de Humaitá, deu entrada no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) na tarde desta terça-feira (10)
11/02/2026 10:39 por redação
Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). (Foto: Eduardo Aigner/Agência RBS)
Maithe Vitória Faleiro Ribeiro, bebê recém-nascida de Humaitá que precisava ser transferida com urgência para hospital de referência, deu entrada no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) na tarde desta terça-feira (10).
Segundo informações confirmadas pela família, uma primeira cirurgia foi realizada nesta terça. Maithe passa bem após o procedimento. A bebê terá que retornar ao hospital após cerca de seis meses para uma nova cirurgia. Conforme repassado pela médica à família, “até ela completar 1 ano, tudo estará resolvido”.
A família manifesta agradecimento às muitas pessoas e profissionais que ajudaram nesse processo. A transferência foi viabilizada através do sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint), após encaminhamento feito pelo Hospital Santo Antônio de Tenente Portela.
A Associação Pró-UTI Neonatal e Pediátrica do Rio Grande do Sul (AUNP-RS) acompanhou o caso de perto e, inclusive, ingressou com ação judicial. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul chegou a conceder tutela de urgência para agilizar a transferência e localização de vaga para a paciente.
A Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá informou que também esteve acompanhando a situação e deu o suporte necessário à família. O caso ganhou grande repercussão após apelo feito pelos pais da bebê nas redes sociais.
Maithe Vitória Faleiro Ribeiro completa oito dias de vida nesta quarta-feira (11). Filha dos humaitenses Anderson Ribeiro e Denise Faleiro, ela nasceu no Hospital Santo Antônio de Tenente Portela e apresentou uma malformação na região do intestino.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



