Rádio
Nenhum programa no ar
Cantor missioneiro Pedro Ortaça recebe alta após ter perna amputada
O cantor e compositor, ícone da música nativista e missioneira do Rio Grande do Sul, Pedro Ortaça, 83 anos, teve a perna direita amputada em cirurgia realizada na última quinta-feira (5) e passou quatro dias internado no Hospital de Clínicas Ijuí.
Segundo Gabriel Ortaça, filho do nativista, Pedro teve alta no sábado (7) e se recupera em casa.
— Ele não tinha mais circulação de sangue nas veias periféricas. Com a idade avançada, uma cirurgia dessas é um grande risco — explicou Gabriel.
A família está há cerca de um ano morando em Ijuí para o tratamento de problemas vasculares e diabetes enfrentados pelo cantor. Além da cirurgia recente, o compositor passou por uma safenectomia — remoção da veia safena — em Porto Alegre, no ano de 2021.
— Está se recuperando, é guerreiro meu pai. Ele tem uma música com Vaine Darde que diz: "Se a vida numa manobra passa por cima de mim. É do pedaço que sobra que eu recomeço do fim" — cita Gabriel Ortaça.
Trajetória do missioneiro
Pedro Ortaça é o último membro vivo dos quatro Troncos Missioneiros — além de Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e Cenair Maicá — e faz parte da história e da cultura gaúcha como cantor, compositor e violinista.
Nascido no dia 29 de junho de 1942, em Pontão de Santa Maria, município de São Luiz Gonzaga, um dos Sete Povos das Missões, Pedro retrata os costumes e a realidade do povo missioneiro em suas músicas.
Dentre seus principais sucessos estão as músicas: "Guasca", "Pampa Livre", "Eu Sou do Sul", "Timbre de Galo" e "A Volta do Sorro Manso".
Fonte: GZH
Autor
redação
Em: 09/02/2026, 05:21

Julgamento de grande repercussão regional termina com absolvição dos três réus; Ministério Público anuncia que vai recorrer da decisão

Investigação aponta negligência; criança de 6 anos estava sozinha em casa no momento do fogo

Crime ocorreu em 2016 e teria motivação político-partidária; três réus respondem por homicídio qualificado em júri que deve seguir até sexta-feira

Crime ocorreu em 30 de setembro de 2016 e vitimou Roque Francisco Unser

Clínica amplia estrutura, passa a oferecer mais conforto, qualidade e novos atendimentos à comunidade

Administração afirma que benefício será regularizado e não haverá prejuízo aos servidores

Acidente aconteceu por volta das 6h desta segunda-feira, no km 46 da rodovia

Evento “Imersão Saúde Plena” reúne servidores e suspende serviços administrativos e de saúde durante o dia

Para obter a isenção, é necessário estar enquadrado nos critérios legais do edital

Evento no Parque Harmonia consolidou a chapa e reuniu apoiadores na capital gaúcha

Instabilidade retorna entre quarta e quinta-feira com pouca chance de temporal
