Rádio Querência

Mulher é morta a tiros em Novo Barreiro; RS chega ao 11º feminicídio de 2026

Vítima de 53 anos havia solicitado medidas protetivas de urgência. Polícia Civil investiga o caso
Mulher é morta a tiros em Novo Barreiro; RS chega ao 11º feminicídio de 2026
Caso foi registrado por volta das 10h20min desta quinta-feira (29). Jefferson de Ramos / Rádio Sarandi

Uma mulher foi morta a tiros pelo ex-companheiro na manhã de quinta-feira (29) em Novo Barreiro. Caso é o 11º feminicídio registrado no Rio Grande do Sul em 2026. 

Segundo a Polícia Civil, o crime foi por volta das 10h20min na linha Jogareta, localizada na zona rural do município. Marlei de Fátima Froelick, 53 anos, foi atingida por disparo de arma de fogo quando se deslocava junto de familiares para a propriedade. 

Quando desceu do veículo para abrir o portão do terreno, foi surpreendida pelo agressor, que estava escondido em mata próxima. O homem identificado como Waldir Abling, 57 anos, era ex-companheiro da vítima e não possui antecedentes criminais. 

Ainda segundo a Polícia Civil, o autor do disparo foi hospitalizado com lesões de faca e disparo de arma de fogo, e permanecerá internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

Marlei de Fátima será sepultada nesta sexta-feira (30), após uma missa, marcada para às 16h, na igreja em Novo Barreiro.

A Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões confirmou que Marlei registrou ocorrência policial e solicitou medidas protetivas de urgência à Justiça ainda no dia 12 de janeiro, mas o pedido foi inicialmente negado.  

Na justificava do indeferimento, o juiz alegou que era um "mero descontentamento" por parte da mulher e que havia uma disputa patrimonial, não sendo competência do juizado de violência doméstica.

Na quarta-feira (28), o Tribunal de Justiça (TJ) concedeu, após recurso do Ministério Público, a medida, mas o agressor ainda não havia sido intimado até a manhã desta quinta. A Polícia Civil investiga o caso.

 

Jefferson de Ramos / Rádio Sarandi

Mulher foi surpreendida ao entrar na propriedade rural da família.Jefferson de Ramos / Rádio Sarandi

Um feminicídio a cada dois dias em 2026

O Rio Grande do Sul vive um alerta de casos de feminicídio em 2026. De 1º a 29 de janeiro, foram 11 crimes — o que representa um caso a cada dois dias e meio. O número é maior que o registrado em todo o mês de janeiro de 2025, quando foram nove feminicídios.

O ano de 2025 terminou com 80 feminicídios consumados e 264 tentativas no Rio Grande do Sul. Dessas vítimas, somente 5% tinham medida protetiva de urgência e 75% não tinha qualquer registro contra o agressor. 

Diferente do caso ocorrido em Novo Barreiro, a maior parte dos investigados como autores das mortes de 2026  já tinha algum tipo de antecedente criminal. Ao menos oito deles acumulam passagens pela polícia, por crimes como ameaça, lesão corporal e tráfico de drogas, entre outros.

Os casos de 2026 

  • 4 de janeiroGislaine Beatriz Rodrigues Duarte, 31 anos, foi morta a facadas pelo namorado em Guaíba, na Região Metropolitana
  • 18 de janeiroJosiane Natel Alves, 32 anos, foi morta a facadas na própria casa. O ex-companheiro foi preso em flagrante.
  • 19 de janeiroPaula Gabriel Torres Pereira, 39 anos, foi morta numa parada de ônibus em Porto Alegre
  • 20 de janeiroUliana Teresinha Fagundes, 59 anos, foi morta a tiros pelo ex-companheiro em Muitos Capões, na Serra. Ela havia assinado o divórcio pela manhã
  • 20 de janeiro: a adolescente Mirella dos Santos da Silva, 15 anos, foi morta em Sapucaia do Sul. O ex-namorado de 25 anos foi preso
  • 20 de janeiroMarinês Teresinha Schneider, 54 anos, foi morta a tiros na própria casa em Santa Rosa, no noroeste do RS. O ex-companheiro de 57 anos está preso.
  • 23 de janeiroLetícia Foster Rodrigues, 37, foi encontrada morta em uma área de mata. Companheiro foi preso preventivamente. 
  • 24 de janeiroKarizele Oliveira Senna, 30 anos, foi morta a facadas em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana. O principal suspeito é o companheiro da vítima.
  • 25 de janeiroLeila Raquel Camargo Feltrin, 24 anos foi morta a facadas em Tramandaí, no Litoral Norte. O companheiro da vítima foi preso em flagrante.
  • 26 de janeiroPaula Gomes Gonhi, 44 anos, foi morta a facadas em Santa Cruz do Sul, no Vale do Ri Pardo. O companheiro dela está preso.
  • 29 de janeiro: Marlei de Fátima Froelick, 53 anos foi morta a facadas em Novo Barreiro, no norte do. O ex-companheiro dela é o principal suspeito.

Como pedir ajuda

Brigada Militar – 190

  • Se a violência estiver acontecendo, a vítima ou qualquer outra pessoa deve ligar imediatamente para o 190. O atendimento é 24 horas em todo o Estado.

Polícia Civil

  • Se a violência já aconteceu, a vítima deverá ir, preferencialmente à Delegacia da Mulher, onde houver, ou a qualquer Delegacia de Polícia para fazer o boletim de ocorrência e solicitar as medidas protetivas.
  • Em Porto Alegre, a Delegacia da Mulher na Rua Professor Freitas e Castro, junto ao Palácio da Polícia, no bairro Azenha. Os telefones são (51) 3288-2173 ou 3288-2327 ou 3288-2172 ou 197 (emergências).
  • As ocorrências também podem ser registradas em outras delegacias. Há DPs especializadas no Estado. Confira a lista neste link.

Delegacia Online

  • É possível registrar o fato pela Delegacia Online, sem ter que ir até a delegacia, o que também facilita a solicitação de medidas protetivas de urgência.

Central de Atendimento à Mulher 24 Horas – Disque 180

  • Recebe denúncias ou relatos de violência contra a mulher, reclamações sobre os serviços de rede, orienta sobre direitos e acerca dos locais onde a vítima pode receber atendimento. A denúncia será investigada e a vítima receberá atendimento necessário, inclusive medidas protetivas, se for o caso. A denúncia pode ser anônima. A Central funciona diariamente, 24 horas, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil.

Defensoria Pública – Disque 0800-644-5556

  • Para orientação quanto aos seus direitos e deveres, a vítima poderá procurar a Defensoria Pública, na sua cidade ou, se for o caso, consultar advogado(a).

Centros de Referência de Atendimento à Mulher

  • Espaços de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência.

Ministério Público do Rio Grande do Sul

  • O Ministério Público do Rio Grande do Sul atende o cidadão em qualquer uma de suas Promotorias de Justiça pelo Interior, com telefones que podem ser encontrados no site da instituição.
  • Neste espaço é possível acessar o atendimento virtual, fazer denúncias e outros tantos procedimentos de atendimento à vítima. Para mais informações clique neste link.

Fonte: GZH

R

Autor

REDAÇÃO

Em: 30/01/2026, 05:07

Mais lidas
Homem fica ferido após colisão que envolveu três veículos na Avenida do Comércio em Santo Augusto
Homem fica ferido após colisão que envolveu três veículos na Avenida do Comércio em Santo Augusto

Acidente entre dois Ford Fiesta e um Ford Focus estacionado foi registrado na tarde desta quinta-feira; condutor foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor para atendimento médico.

Idoso ferido em acidente na Avenida do Comércio em Santo Augusto está em atendimento com estado estável
Idoso ferido em acidente na Avenida do Comércio em Santo Augusto está em atendimento com estado estável

Condutor de 69 anos de um dos veículos envolvidos na colisão segue sob observação e tratamento médico de suporte no Hospital Bom Pastor.

Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro incendiado em Coronel Bicaco
Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro incendiado em Coronel Bicaco

Caso ocorreu na manhã deste domingo (13) no bairro Nossa Senhora Aparecida; veículo era um Chevrolet Celta preto e a vítima ainda não foi identificada.

Dono de carro incendiado em Coronel Bicaco é identificado, mas perícia ainda confirmará se corpo é dele
Dono de carro incendiado em Coronel Bicaco é identificado, mas perícia ainda confirmará se corpo é dele

dele Automóvel foi localizado totalmente queimado neste domingo no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco

Polícia Civil localiza criança de 2 anos após buscas em lavoura em Coronel Bicaco
Polícia Civil localiza criança de 2 anos após buscas em lavoura em Coronel Bicaco

Mobilização rápida dos agentes permitiu encontrar a garota encoberta por plantação de um metro de altura; ela recebeu primeiros socorros e foi encaminhada ao hospital com a mãe.

Últimas notícias
Gaitaço do Arlindão reúne tradicionalistas na Floresta Viviane durante a programação da Semana Farroupilha
Gaitaço do Arlindão reúne tradicionalistas na Floresta Viviane durante a programação da Semana Farroupilha

Evento no interior de Santo Augusto contou com a presença do músico Ari Fonseca, entrega da Chama Crioula e apoio de diversos piquetes e entidades da região.

Rádio Querência transmite nesta segunda-feira a entrega da Comenda Italvino Sperotto 2026
Rádio Querência transmite nesta segunda-feira a entrega da Comenda Italvino Sperotto 2026

Acompanhe a cobertura completa da solenidade que homenageia personalidades de destaque dos CTGs Pompílio Silva e Carreteiros dos Pampas durante os festejos da Semana Farroupilha em Santo Augusto.

Normalização do Rio Uruguai permite retomada das balsas em Porto Soberbo e Barra do Guarita
Normalização do Rio Uruguai permite retomada das balsas em Porto Soberbo e Barra do Guarita

Nível do Rio Uruguai recua após chuvas e restabelece a travessia de passageiros e veículos nas divisas internacionais e estaduais.

Colisão entre dois carros deixa um morto e quatro feridos na ERS-210, em Boa Vista do Buricá
Colisão entre dois carros deixa um morto e quatro feridos na ERS-210, em Boa Vista do Buricá

Acidente frontal-lateral na madrugada deste domingo tirou a vida do morador local Roberto Schmidt, de 60 anos; ocupantes do outro veículo foram hospitalizados.

Com dois gols de Giliardi, Grêmio conquista o tricampeonato em Santo Augusto
Com dois gols de Giliardi, Grêmio conquista o tricampeonato em Santo Augusto

Artilharia dividida, solidez defensiva e gols decisivos marcaram a campanha do tricampeonato gremista na competição municipal.

Dono de carro incendiado em Coronel Bicaco é identificado, mas perícia ainda confirmará se corpo é dele
Dono de carro incendiado em Coronel Bicaco é identificado, mas perícia ainda confirmará se corpo é dele

dele Automóvel foi localizado totalmente queimado neste domingo no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco