'O Agente Secreto' é indicado ao Oscar 2026 em quatro categorias, incluindo melhor filme
A 98ª edição da premiação será no dia 15 de março em Los Angeles
22/01/2026 07:38 por redação
Wagner Moura protagoniza o thriller político "O Agente Secreto". Victor Jucá / Divulgação
O cinema brasileiro segue fazendo história: O Agente Secreto está entre os indicados do Oscar 2026. O longa de Kleber Mendonça Filho recebeu quatro indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nas categorias de melhor filme, melhor ator (Wagner Moura), melhor filme internacional e melhor elenco.
As indicações foram divulgadas nesta quinta-feira (22). A 98ª edição da premiação ocorre em 15 de março, em Los Angeles.
Veja as indicações e os concorrentes de "O Agente Secreto":
Melhor filme:
- Bugonia
- F1
- Frankenstein
- Hamnet
- Marty Supreme
- Uma Batalha Após a Outra
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Pecadores
- Sonhos de Trem
Melhor ator:
- Timothée Chalamet, por Marty Supreme
- Leonardo DiCaprio, por Uma Batalha Após a Outra
- Ethan Hawke, por Blue Moon
- Michael B. Jordan, por Pecadores
- Wagner Moura, por O Agente Secreto
Melhor filme internacional:
- O Agente Secreto (Brasil)
- Foi Apenas um Acidente (França)
- Valor Sentimental (Noruega)
- Sirât (Espanha)
- A Voz de Hind Rajab (Tunísia)
Melhor Elenco
- Hamnet
- Marty Supreme
- Uma Batalha Após a Outra
- O Agente Secreto
- Pecadores
O filme
Ambientado no Brasil de 1977, em pleno período da ditadura militar, O Agente Secreto é um thriller político dirigido por Kleber Mendonça Filho que tem Recife como cenário central. A história acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia com um passado envolto em mistério que retorna à capital pernambucana em busca de tranquilidade.
O reencontro com a cidade, no entanto, está longe de representar um refúgio. Marcelo depara com um país marcado por repressão política, vigilância e traumas que atravessam gerações. À medida que circula por um Recife tenso, ele percebe que as feridas do regime autoritário se misturam às suas próprias cicatrizes pessoais.
Veja o trailer de O Agente Secreto
Globo de Ouro 2026
O Agente Secreto conquistou em 11 de janeiro o prêmio de melhor filme em língua não inglesa do Globo de Ouro 2026, desbancando o favorito Valor Sentimental, da Noruega.
O longa-metragem de Kleber Mendonça Filho é o segundo filme a conquistar a honraria para o Brasil na categoria — o primeiro foi Central do Brasil (1998). Vale lembrar que a produção franco-brasileira Orfeu Negro (1959) venceu o prêmio em 1960, mas o troféu foi para a França.
Além disso, Wagner Moura conquistou a estatueta de melhor ator em filme de drama pelo longa.
— O Agente Secreto é um filme sobre memória ou falta de memória. E eu acredito que se o trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Então, este prêmio vai para aqueles que estão se mantendo fiéis aos seus valores nos momentos difíceis — disse Moura, em inglês, ao receber o troféu.
A trajetória de O Agente Secreto vem sendo de vitórias. Conquistou, entre dezenas de prêmios, duas distinções no Festival de Cannes: a de melhor diretor para Kleber Mendonça Filho e a de melhor ator para Wagner Moura. Além disso, faturou o prêmio de melhor filme estrangeiro no Critics Choice Awards.
Veja o momento em que Moura recebeu o Globo de Ouro
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



