Rádio
Nenhum programa no ar
Detec Cotricampo promove Manhã de Campo da Cultura do Milho nesta quarta-feira, em Campo Novo
Nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, o calendário de eventos de 2026 da Cotricampo terá início com uma importante atividade, desenvolvida pelo Departamento Técnico da cooperativa (Detec): trata-se da Manhã de Campo da Cultura do Milho, no campo experimental, em Campo Novo, às margens da ERS-518. As atividades ocorrerão das 8h30min às 11h30min.
Produtores rurais de toda a região, profissionais do setor agropecuário, estudantes, pesquisadores e demais interessados, estão convidados a participar do evento técnico.
Destaque para a estação temática que será coordenada pelo engenheiro agrônomo, Dr. Tiago Hörbe, profissional da CCGL e pesquisador da Rede Técnica Cooperativa (RTC) que trabalhará a questão de manejo para estabilidade e potencial produtivo em milho, relacionando com a população de plantas, manejo de nitrogênio e épocas de semeadura.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Lucas Kuntzler, responsável técnico pelo campo experimental da Cotricampo, o local apresenta o melhor campo de milho dos últimos anos, beneficiado pelo clima que colaborou para o bom desenvolvimento das plantas, com as parcelas em ótimo desenvolvimento.
“O milho possui grande importância para o sistema agrícola da região, e a expectativa é de boa produtividade na atual safra. Além de ser uma excelente alternativa para a rotação de culturas nas lavouras, melhorando a qualidade de solo, o cereal também tem garantido boa renda aos produtores”, destaca Lucas.
Além da estação temática a cargo da CCGL e RTC, o evento também terá a participação de dez empresas obtentoras parceiras, apresentando seus híbridos de milho: Agroceres, Agroeste, Dekalb, Pioneer, Brevant, Nidera, Syngenta, Forseed, Supra e Sempre.
Os participantes serão divididos em grupos, para percorrerem as diferentes estações em que serão apresentadas as questões técnicas desta importante cultura para a região.
Interessados em participar podem entrar em contato com a unidade Cotricampo mais próxima, para verificar a questão de transporte.
Fonte: Fonte: Departamento de Comunicação Social - Cotricampo
Autor
redação
Em: 06/01/2026, 05:13

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional


