Rádio
Nenhum programa no ar
Novas regras para CNH entram em vigor com modelo híbrido no RS
A partir desta segunda-feira (5), os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul já podem iniciar o processo com novas regras. A mudança, anunciada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RS (Detran-RS), ocorre em resposta a novas legislações federais.
No entanto, a implementação será feita em um modelo híbrido, mesclando novas exigências com procedimentos antigos. A medida foi necessária, segundo o Detran, devido à ausência de um período de transição para adaptar os sistemas às alterações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Na prática, os candidatos já podiam abrir o serviço e fazer a coleta biométrica nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Agora, é possível agendar a prova teórica, que, nesta fase de transição, seguirá o modelo antigo, pois ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato deverá realizar a carga horária mínima obrigatória de duas aulas práticas. Quando se considerar apto, poderá agendar o exame de direção, que também será realizado no modelo vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.
A exigência de exame toxicológico para a primeira habilitação de condutores de carros e motos, prevista em lei, só será cobrada após regulamentação da matéria pelo Contran. Da mesma forma, o uso de carro próprio e a atuação de instrutores autônomos ainda carecem de regulamentação para serem implementados.
Entre as alterações da nova legislação federal estão o curso teórico gratuito e digital, que pode ser iniciado pelo aplicativo Gov.br, e a flexibilização das aulas práticas.
Fonte: GZH
Autor
redação
Em: 05/01/2026, 04:53

A médica Ana Elisa Hartmann, natural de São Martinho, foi fundamental para garantir que o nascimento ocorresse com segurança, mesmo antes da gestante conseguir entrar na maternidade.

Confrontos foram marcados por equilíbrio e boas disputas; partidas de volta acontecem nesta sexta-feira, em Pedro Paiva, definindo os semifinalistas.

Segundo dia da feira destaca concurso leiteiro, pavilhão de negócios e atividades técnicas, reunindo produtores e visitantes de toda a região.

Após cerca de 25 anos, a praça passará pela maior revitalização de sua história, com investimento de R$ 259.399,00, informou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Os shows, entre eles o de Mano Lima, lotaram o pavilhão principal, que tem espaço para três mil pessoas, além de movimentarem a Estância de Rodeios.

A médica Ana Elisa Hartmann, natural de São Martinho, foi fundamental para garantir que o nascimento ocorresse com segurança, mesmo antes da gestante conseguir entrar na maternidade.

Proposta visa eliminar brechas que permitiam absolvição em casos de violência sexual contra menores de 14 anos e pessoas sem discernimento

Segundo dia da feira destaca concurso leiteiro, pavilhão de negócios e atividades técnicas, reunindo produtores e visitantes de toda a região.

Confrontos foram marcados por equilíbrio e boas disputas; partidas de volta acontecem nesta sexta-feira, em Pedro Paiva, definindo os semifinalistas.

Conforme a Polícia Civil, o homem é investigado e está vinculado a diversas ocorrências policiais envolvendo perseguição e ameaça, com várias vítimas relacionadas aos mesmos fatos.

Em outra frente da investigação, delegado diz que complexidade do caso passa pelo perfil do suspeito, um policial militar
