Início Notícia Voltar

Golpistas usam nome do Hospital de Caridade de Três Passos para extorquir familiares de pacientes da UTI

A casa de saúde informa que não é pedido valor algum para a execução de qualquer procedimento, nem são repassadas informações por telefone

29/12/2025 12:19 por redação


CapaNoticia

Foto: Aline Hedlund / Rádio Alto Uruguai


O Hospital de Caridade de Três Passos alerta a comunidade sobre duas tentativas de golpe registrada na manhã desta segunda-feira (29), utilizando o nome da instituição para solicitar o pagamento de valores para a realização de exames em pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que, atualmente, opera em sua capacidade máxima, com dez leitos em utilização.

A casa de saúde informa que não é pedido valor algum para a execução de qualquer procedimento. De acordo com a médica plantonista, Laura Reis, a fraude já aconteceu em outros momentos, no entanto, os golpistas se aproveitam da fragilidade e vulnerabilidade das famílias, principalmente nessas épocas festivas, para arrecadar dinheiro de forma indevida.

Em um dos casos desta manhã, foi solicitado R$ 5 mil para a realização de um exame. Caso haja algum contato deste tipo, a orientação é não realizar transferências e entrar em contato diretamente com o hospital, preferencialmente, de forma presencial. Se não for possível, o WhatsApp (55) 3522-2468 está disponível.

A médica ressalta que o hospital nunca repassa informação por telefone, ligam apenas para solicitar a presença de um familiar no local para então pedir algum material de higiene, por exemplo, pois pacientes internados pelo SUS não precisam pagar por quaisquer intervenções:

“Não existe um médico, um enfermeiro, alguém responsável pelo hospital que vai ligar pedindo dinheiro pra fazer algum exame ou procedimento, porque se a gente não tem ele no hospital, normalmente, o paciente é transferido pra referência que tenha. Então isso é realmente algo que não pode acontecer”, destaca Laura.

Para evitar transtornos, a médica orienta às famílias que evitem ao máximo divulgar informações pessoais dos pacientes nas redes sociais, pois é onde criminosos se munem de informações para abordar as vítimas.

 

Fonte: Rádio Alto Uruguai



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5