Rádio Querência

Segunda chamada para solicitações de transferência, reingresso e escolha de uniformes na Rede Estadual começa no sábado (20)

Etapa segue até 10 de janeiro de 2026 e é destinada a alunos dos ensinos Fundamental, Médio (incluindo Tempo Integral) e EJA
Segunda chamada para solicitações de transferência, reingresso e escolha de uniformes na Rede Estadual começa no sábado (20)
Foto: Divulgação

 

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), informa que inicia no próximo sábado (20/12) o prazo da segunda chamada para solicitações de transferência, reingresso e escolha de uniformes da Rede Estadual para o ano letivo de 2026. O período segue até 10 de janeiro de 2026 e é destinado a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio - incluindo o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) - e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A etapa é voltada a famílias e estudantes que não participaram da primeira chamada ou que ainda precisam garantir a vaga, para aqueles que desejam solicitar transferência entre escolas da Rede Estadual ou realizar o reingresso.

Nesta fase, estão abertas inscrições para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio, além de transferências do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Também podem se inscrever estudantes interessados em vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. O procedimento deve ser realizado de forma totalmente online, por meio do site oficial de matrículas, dentro do prazo estabelecido.

Escolha dos uniformes ocorre no mesmo período

Os estudantes ingressantes pela segunda chamada também devem realizar, no mesmo intervalo de datas, a escolha do tamanho dos uniformes escolares. Após concluir a pré-matrícula ou inscrição, é necessário acessar o site oficial dos uniformes para selecionar o tamanho adequado das peças. A definição correta do tamanho dentro do prazo é fundamental para a organização da logística e da distribuição dos uniformes antes do início do ano letivo de 2026.

Matrícula presencial será realizada em janeiro de 2026

Após a divulgação do resultado, os estudantes designados deverão realizar a matrícula presencial na escola indicada, no período de 20 a 30 de janeiro de 2026. Para a efetivação da vaga, é obrigatório o comparecimento com a documentação exigida, que inclui RG e CPF, comprovante de residência, histórico escolar e foto 3x4.

No caso de estudantes concomitantes, também será necessária a declaração de matrícula no Ensino Médio com a respectiva série em andamento. Já os pedidos de aproveitamento de estudos, conhecimentos e experiências anteriores devem observar a documentação específica e o calendário previsto para essa solicitação.

Fonte: SECOM RS

R

Autor

redação

Em: 17/12/2025, 11:03

Mais lidas
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos

Gestação rara e de alto risco mobiliza família e comunidade, que se unem em orações e apoio à chegada dos quatro bebês

Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto
Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto

Paçoca foi diagnosticado com hérnia de disco grau 3 e passou a perder os movimentos das patas traseiras, necessitando de cuidados especiais.

Mudança de vida|  Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos
Mudança de vida| Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos

Empresário de 32 anos mudou hábitos, abandonou vícios e, com disciplina e acompanhamento médico, transformou a própria vida — hoje ele inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

Últimas notícias
Homem é preso por tentar matar o próprio filho com golpes de facão em Fontoura Xavier
Homem é preso por tentar matar o próprio filho com golpes de facão em Fontoura Xavier

Suspeito foi encontrado com facão de 40 centímetros na cintura e sinais de embriaguez, segundo a Brigada Militar

Acidente com trator provoca morte de criança em Derrubadas
Acidente com trator provoca morte de criança em Derrubadas

Tragédia ocorreu em propriedade rural e gerou forte comoção na comunidade local

14º Encontro do Projeto Entusiasmo acontece nesta segunda-feira
14º Encontro do Projeto Entusiasmo acontece nesta segunda-feira

Evento gratuito no Salão Paroquial terá orientações sobre o câncer, ações de saúde, depoimento de superação e momentos de apoio a pacientes e familiares

Com atuação decisiva da defesa, TRE-RS derruba acusação de fraude em Miraguaí
Com atuação decisiva da defesa, TRE-RS derruba acusação de fraude em Miraguaí

A ação foi proposta pela Coligação Miraguaí Retornando ao Crescimento contra candidatos da Federação PSDB/Cidadania

Desentendimento em unidade de saúde de Ijuí deixa dois idosos feridos; funcionários envolvidos são afastados
Desentendimento em unidade de saúde de Ijuí deixa dois idosos feridos; funcionários envolvidos são afastados

Brigada Militar foi acionada. Prefeitura deve abrir sindicância para apurar os fatos

Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos
Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos

O carro utilizava placas argentinas adulteradas e, conforme consulta, havia sido furtado em Cascavel (PR) neste ano