HCI será um dos precursores da cirurgia robótica do Brasil para pacientes SUS
O investimento total será de aproximadamente R$ 13 milhões. As primeiras indicações contempladas pelo projeto incluem cirurgias para câncer de próstata e tumores de cabeça e pescoço.
10/12/2025 08:39 por redação
Foto: Divulgação
O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) encerra 2025 com mais um importante avanço para a região Noroeste do Estado. Nesta quarta-feira, dia 10, foi aprovado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), o projeto para aquisição de um Robô Cirúrgico — tecnologia de ponta que, até pouco tempo, não integrava a lista de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Com a aprovação, o hospital aguarda agora a publicação da portaria que autoriza o início da captação de recursos junto a empresas e contribuintes do Imposto de Renda, conforme os incentivos fiscais previstos em lei. O investimento total será de aproximadamente R$ 13 milhões.
O equipamento escolhido é o Robô Cirúrgico Da Vinci XI, considerado referência mundial em cirurgias minimamente invasivas. A tecnologia permitirá ampliar o acesso a procedimentos mais seguros, com menor risco de complicações, redução do tempo de internação, redução da dor pós-operatória e maior preservação funcional — garantindo tratamentos mais eficazes e melhor qualidade de vida durante a recuperação. As primeiras indicações contempladas pelo projeto incluem cirurgias para câncer de próstata e tumores de cabeça e pescoço.
O HCI já trabalha na modernização de seu Centro Cirúrgico e possui uma área praticamente finalizada para receber o robô, o que, segundo o presidente da instituição, Douglas Prestes Uggeri, consolida o hospital como um polo tecnológico de referência. “Temos no interior do Estado um hospital de grande porte, que está preparado para procedimentos de média e alta complexidade. Tenho orgulho da nossa equipe, que não mede esforços para buscar novos equipamentos e garantir que a população da região tenha acesso às melhores tecnologias, sem necessidade de deslocamento. Estamos cada vez mais completos para cuidar das pessoas e salvar vidas — graças aos nossos equipamentos, mas, principalmente, às equipes qualificadas que fazem parte do HCI”, destaca.
Fonte: HCI
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



