Início Notícia Voltar

Ultramaratonista são-martinhense conquista 2° lugar em uma das provas mais difíceis do Brasil

Cledi Lunardi participou da Extremo sul Ultramarathon, na fronteira do Brasil com o Uruguai, entre os dias 21, 22 e 23 de novembro

09/12/2025 14:53 por Rádio 91.5FM


CapaNoticia

Divulgação/Cledi Lunardi)


A ultramaratonista Cledi Lunardi, de São Martinho, alcançou um feito histórico ao conquistar o 2º lugar geral na Extremo sul Ultramarathon, considerada uma das provas de resistência mais duras do país. A competição ocorreu na fronteira do Brasil com o Uruguai, entre o Chuí e a praia do Cassino, em Rio Grande, nos últimos dias 21, 22 e 23 de novembro.

Cledi cruzou a linha de chegada com o tempo de 35 horas e 25 minutos, garantindo a 2ª colocação entre 80 participantes. Ela terminou a prova apenas 12 minutos atrás da campeã Isadora Soares. Os competidores tinham o limite de 52 horas para completar os 226 km da prova.

A ultramaratonista são-martinhense também conquistou o 3º melhor tempo da história da prova na modalidade feminina. Em 2019, Ivoneti Loes Wild completou os 226km em 33 horas e 50 minutos. Isadora e Cledi estavam a pouco mais de 1 hora de se tornarem as novas recordistas.

Neste ano, a prova também bateu seu recorde em número de participantes, contando com representantes de nove países: Brasil, Chile, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal, Singapura e Uruguai. Contabilizando apenas as mulheres foram 21 competidoras.

A são-martinhense é a mulher com mais participações nessa prova, tendo competido em seis oportunidades; em três delas acabou não conseguindo completar a distância. Em 2021, foi 3º lugar geral com tempo de 51 horas, ficando apenas 3 minutos atrás da 2ª colocada; conquistou também o 3º lugar geral em 2024, finalizando a prova com 35 minutos de diferença para a 2ª.

Cledi Lunardi relata que o atleta que não estiver preparado para tamanho desafio acaba engolido pela praia “num local onde não existe vida humana, com sol extremo durante o dia e muito frio à noite. A imensidão faz os atletas sofrerem com alucinações e momentos de muita reflexão”.

A são-martinhense agora tem como objetivo representar o Rio Grande do Sul e o Brasil em uma ultramaratona em Portugal. Para isso, espera contar com o apoio financeiro de alguma empresa que terá sua marca divulgada durante a participação dela no exterior. Caso surjam interessados, podem entrar em contato pelo telefone: (54) 99625-4302.

Rádio 91.5FM - Rádio Auto Uruguai



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Arena Hits

Ouça aqui

91.5 FM

Som Pop
89.7
91.5