Rádio Querência

Vacina contra bronquiolite para gestantes chega ao SUS em dezembro

Distribuição começa neste mês e vacinação de gestantes a partir da 28º semana será realizada em dezembro. Vírus responde por 75% dos casos de bronquiolite em menores de dois anos
Vacina contra bronquiolite para gestantes chega ao SUS em dezembro
Foto: João Risi/MS

Ministério da Saúde fechou a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. O primeiro lote, com 673 mil doses, começa a ser distribuído aos estados nesta semana. A vacinação será imediata, a partir do recebimento das doses pelos estados e municípios brasileiros, com expectativa de ser realizada durante todo o mês de dezembro. O investimento é de R$ 1,17 bilhão, conforme anunciado nesta terça-feira (25) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com a incorporação ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, o imunizante será aplicado a partir da 28ª semana de gestação, com foco na proteção dos bebês menores de 6 meses. A meta é vacinar, pelo menos 80%, do público-alvo. Além das doses previstas para este ano, o Ministério prevê a compra de mais 4,2 milhões até 2027.

A oferta da vacina no SUS, que na rede particular pode chegar a R$ 1,5 mil, foi possível a partir da assinatura de um acordo envolvendo o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que garantiu a transferência de tecnologia do imunizante no Brasil. Com isso, o país passará a fabricar o produto, garantindo autonomia da oferta da vacina e acesso da população a essa proteção.

“O Ministério da Saúde fez uma grande transferência de tecnologia de uma empresa internacional para garantir a oferta dessa vacina, que será totalmente nacionalizada no SUS por meio do Instituto Butantan. A campanha de vacinação começa já em dezembro. Todas as gestantes, a partir da 28ª semana, serão chamadas para receber o imunizante, garantindo proteção ao bebê ainda durante a gravidez”, afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

O anúncio foi realizado durante um café da manhã com lideranças religiosas. Desde que assumiu a gestão da pasta, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tem buscado apoio de diferentes setores da sociedade para o incentivo à vacinação e enfrentamento à hesitação vacinal.

Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério orienta as equipes a verificarem e atualizarem a situação vacinal das gestantes, incluindo influenza e covid-19, uma vez que a vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente a esses imunizantes.

Importância da vacinação

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações.

Em 2025, até a 15 de novembro, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR. Desses casos, a maior concentração de hospitalizações ocorreu em crianças com menos de dois anos de idade, totalizando mais de 35,5 mil ocorrências, o que representa 82,5% do total de casos de SARG por VSR no período.

Como a maioria dos casos é decorrente de infecção viral, não existe um tratamento específico para a bronquiolite. O manejo é baseado apenas no tratamento dos sinais e sintomas que incluem: terapia de suporte; suplementação de oxigênio, conforme necessário; hidratação; e uso de broncodilatadores, (substâncias que promovem a dilatação das pequenas vias aéreas nos pulmões), especialmente quando há chiados evidentes.

Quem deve se vacinar?

O grupo prioritário para receber essa vacina são todas as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação.

A eficácia dessa estratégia foi comprovada em estudos clínicos, como o Estudo Matisse: a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias (três meses) após o nascimento.

Avanços na cobertura vacinal

Em 2025, o Brasil registrou aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do Calendário Nacional, revertendo a tendência de queda observada desde 2016. Esse avanço resulta da retomada do Programa Nacional de Imunizações (PNI), das grandes mobilizações nacionais, como o Dia D e a vacinação nas escolas, e da garantia de abastecimento de imunizantes em todo o país. Este ano, mais de 1,2 milhão de doses foram aplicadas em estudantes de todo o país a partir de mobilização nas escolas e outras 7 milhões durante a campanha de multivacinação.

Entre os destaques está a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Com o reforço da vacinação, o Brasil recebeu, em 2024, a certificação de país livre do sarampo, título mantido mesmo diante dos surtos nas Américas. Os esforços do Ministério da Saúde para preservar essa condição foram reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2025, a cobertura preliminar da primeira dose já atingiu 91,8%.

Veja a quantidade das primeiras doses que serão distribuídas aos estados: 

UF Doses
Acre 3.800
Alagoas 12.430
Amapá 3.460
Amazonas 18.820
Bahia 44.525
Ceará 29.030
Distrito Federal 9.465
Espírito Santo 13.935
Goiás 24.530
Maranhão 25.480
Mato Grosso 15.580
Mato Grosso do Sul 10.755
Minas Gerais 62.165
Pará 33.050
Paraíba 13.570
Paraná 37.120
Pernambuco 30.700
Piauí 11.170
Rio de Janeiro 46.720
Rio Grande do Norte 10.340
Rio Grande do Sul 32.330
Rondônia 6.250
Roraima 3.490
Santa Catarina 25.865
São Paulo 134.555
Sergipe 7.680
Tocantins 6.180
Brasil 673.000


 

Fonte: Ministério da Saúde

M

Autor

Maira kempf

Em: 27/11/2025, 07:59

Mais lidas
Quatro pessoas ficam feridas após veículo capotar na RS-210
Quatro pessoas ficam feridas após veículo capotar na RS-210

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (26), na localidade de Flor da Serra, entre São Martinho e Boa Vista do Buricá

Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio
Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Colisão lateral entre caminhonete e carro é registrada no centro de Santo Augusto
Colisão lateral entre caminhonete e carro é registrada no centro de Santo Augusto

Batida envolveu uma S10 e um Ford Del Rey no cruzamento das ruas São João e Rio Branco; apesar dos danos materiais, não houve feridos.

Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada
Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto
Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Últimas notícias
40º Carijo da Canção Gaúcha ganha selo comemorativo para celebrar trajetória do festival
40º Carijo da Canção Gaúcha ganha selo comemorativo para celebrar trajetória do festival

Nova identidade visual transforma o número 40 em referência ao violão e destaca a história, a música e as raízes culturais do tradicional festival de Palmeira das Missões

Eleições 2026: Passagens de ônibus intermunicipais serão gratuitas no 1º e no 2º turnos no RS
Eleições 2026: Passagens de ônibus intermunicipais serão gratuitas no 1º e no 2º turnos no RS

Medida garante o deslocamento de ida e volta dos eleitores entre a cidade de residência e o domicílio eleitoral, mediante apresentação do título de eleitor.

Santo Augusto tem 11.344 eleitores aptos a votar nas eleições de domingo
Santo Augusto tem 11.344 eleitores aptos a votar nas eleições de domingo

Confira os locais de votação e o número de eleitores por seção

Tragédia no interior do RS: Mãe e adolescente de 13 anos são achadas mortas em residência
Tragédia no interior do RS: Mãe e adolescente de 13 anos são achadas mortas em residência

Vítimas estavam desaparecidas desde domingo e foram encontradas pela Brigada Militar com marcas de tiros

Voo com destino a Israel é desviado após briga violenta entre pilotos e suspeita de terrorismo
Voo com destino a Israel é desviado após briga violenta entre pilotos e suspeita de terrorismo

Aeronave da Flydubai precisou pousar na Arábia Saudita após um dos pilotos ser esfaqueado na cabine.

Sobe para 128 o número de municípios atingidos por temporais no Rio Grande do Sul
Sobe para 128 o número de municípios atingidos por temporais no Rio Grande do Sul

Defesa Civil atualiza boletim com 146 ocorrências registradas desde o final de setembro, contabilizando mais de 54 mil pessoas afetadas e milhares de desalojados.