Rádio
Nenhum programa no ar
Suspeitos de criar nudes falsos da senadora Soraya Thronicke são alvo da PF no RS
A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão em Lajeado, contra suspeitos de exposição indevida da intimidade de parlamentares federais. Segundo apuração do g1, os alvos da operação desta quarta-feira (19) teriam criado imagens falsas da senadora Soraya Thronicke (Podemos) com ajuda da inteligência artificial.
Em nota, a senadora afirmou que "não foi informada se figura entre as vítimas", mas "que, ao longo do mandato, tem sido alvo recorrente de crimes dessa natureza". Soraya diz ainda que tem "plena confiança no trabalho da Polícia Federal". Leia a nota completa abaixo.
Os alvos da operação também são suspeitos de apologia ao nazismo e de racismo. As parlamentares vítimas não são do Rio Grande do Sul, mas os autores dos crimes seriam. As medidas judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul/RS. Os alvos são jovens na faixa dos 25 anos, sem antecedentes criminais.
De acordo com a PF, as investigações começaram após um procedimento aberto pela Polícia Legislativa do Senado Federal, que indicava postagens indevidas em redes sociais. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de busca.
Ainda segundo a PF, as investigações revelaram que inteligência artificial foi usada para produzir "deepnudes" (imagens falsas de pessoas nuas) de parlamentares federais. Além disso, o perfil dos investigados nas redes sociais teria publicações com mensagens de "'superioridade' racial, alusão ao nazismo e diversas postagens de cunho racista".
A PF aponta que os investigados poderão responder por crimes de preconceito de raça ou cor e de exposição indevida da intimidade sexual.
Nota da senadora Soraya Thronicke
"A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) esclarece que não possui qualquer informação sobre a Operação Rosa Branca, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (19), que apura crimes de apologia ao nazismo, racismo e exposição indevida da intimidade de parlamentares federais. A senadora também não foi informada se figura entre as vítimas do investigado.
Soraya reafirma sua plena confiança no trabalho da Polícia Federal e lembra que, ao longo do mandato, tem sido alvo recorrente de crimes dessa natureza — como demonstrou a recente Operação Assédio, também conduzida pela PF, na qual foram apreendidos equipamentos eletrônicos na residência de um suspeito de enviar mensagens de cunho sexual à senadora e a outras mulheres, incluindo uma deputada.
A senadora tem sido vítima, ainda, de ameaças de morte dirigidas a ela e a seus familiares, refletindo práticas criminosas e atitudes sexistas contra mulheres em cargos públicos.
Soraya ressalta que o enfrentamento a esses crimes não é responsabilidade exclusiva dos órgãos de investigação. O Legislativo precisa avançar na aprovação de leis mais rigorosas e eficazes. Como exemplo, cita seu projeto de lei que busca agilizar a tramitação de processos judiciais envolvendo crimes contra a honra cometidos na Internet, ambiente que se tornou especialmente propício para diversos tipos de delitos, inclusive os de caráter sexual, sobretudo contra mulheres.
A senadora também lembra da Lei do Stalking (Lei nº 14.132/2021), de autoria da senadora Leila Barros, que ampliou as penas para esse tipo de crime."
Fonte: G1
Autor
redação
Em: 19/11/2025, 11:00

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

De cantores e influenciadores a veteranos da política: saiba quais nomes conhecidos do grande público não conquistaram votos suficientes nas eleições deste ano.

Os primeiros resultados das seções eleitorais fora do Brasil mostram cenários divididos entre os principais candidatos, com forte movimentação de eleitores e longas filas em países europeus.

Candidato santo-augustense obteve mais de 83 mil votos, conquistou seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados e reafirmou o compromisso com as pautas gaúchas.

A partir de 29 de outubro, o Aeroporto Lauro Kurtz contará com frequências semanais às terças e sábados no fim de tarde, totalizando quatro voos diários no terminal.

A exibição segue até o dia 23 de outubro, dois dias antes da votação oficial, que ocorre no dia 25.

Unidade com 50 anos de tradição em Santo Augusto muda para o prédio ao lado, no antigo Lojão do Povo, e promete ofertas imperdíveis, chimarrão, pipoca e sorteio de brindes para os primeiros clientes a partir das 9h.

Linha de instabilidade avança pelo território gaúcho com previsão de acumulados expressivos de chuva e risco isolado de granizo e temporais severos.

Criança havia sido atendida no Hospital Bom Pastor, mas novas avaliações médicas indicaram a necessidade de encaminhamento para atendimento especializado.

Antes do último debate presidencial, emissora fará entrevistas individuais com os dois candidatos que disputam o segundo turno das Eleições 2026
