Rádio Querência

Defesa Civil amplia área de risco severo para ventos acima de 100km/h, chuvas intensas e granizo de grande porte no norte do RS

Estão previstos acumulados expressivos e rajadas de vento, com possível inundação nas bacias do Caí e dos Sinos
Defesa Civil amplia área de risco severo para ventos acima de 100km/h, chuvas intensas e granizo de grande porte no norte do RS
Foto: Defesa Civil

No fim de semana, a formação de um ciclone extratropical provoca tempestades severas e acumulados de chuva no Rio Grande do Sul. O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Estado (CMDEC) acompanha a possibilidade de rajadas de vento severas e tornados – especialmente nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste – e atualizou, nesta sexta-feira (7/11), o nível de criticidade na porção norte do Estado, nas proximidades de Passo Fundo, Vacaria e Santa Rosa. Também estão previstas chuvas intensas, com acumulados expressivos, queda de granizo de grande porte e ventos por conta do ciclone.

O card mostra um mapa do RS com o seguinte título: "Áreas com risco meteorológico". Há legendas de cores verde (normal), amarelo (atenção), laranja (alerta), vermelho (severo) e roxo (extremo).
-

Na sexta-feira (7/11), a formação de um ciclone extratropical provoca temporais. Nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste (em vermelho no mapa), há uma condição de tempestades mais severas, com ventos acima de 100 km/h de maneira generalizada, com potencial para tornados nessas regiões. Também pode ocorrer chuva intensa e granizo grande isolado em toda metade norte do Rio Grande do Sul. Os acumulados oscilam entre 60 e 100 mm/dia, podendo atingir os 150 mm/dia na região Central e no Litoral Norte. Esses acumulados devem ocorrer em um período de 6h a 12h, entre a madrugada e o início da tarde de sexta-feira. Nas demais regiões, os volumes variam entre 10 e 80 mm/dia. As rajadas de vento oscilam entre 50 e 85 km/h no território gaúcho, e podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte, além de áreas próximas da Costa Doce e da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA).

Na madrugada e manhã de sábado (8/11), a atuação do ciclone extratropical sobre o oceano segue favorecendo chuva moderada a pontualmente forte em áreas da Costa Doce, no Litoral Norte e Médio e na RMPOA, com acumulados variando entre 30 e 60 mm/dia. As rajadas de vento ainda persistem, variando entre 50 e 85 km/h, podendo chegar aos 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte, Costa Doce, RMPOA, Nordeste e parte do Sul, especialmente na madrugada e manhã.

Granizo   Defesa Civil   alerta

A tendência é que, no domingo (9/11), uma área de alta pressão favoreça o retorno do tempo estável em todo o território gaúcho, com presença de sol e variação de nebulosidade.

Previsão hidrológica

A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Estado, com estações pontuais em limiares de níveis baixos. As tendências gerais variam entre estabilidade e declínio.

Em função das chuvas intensas previstas, com precipitações moderadas a altas em um curto período de tempo, é indicada a condição de Atenção e Alerta para os municípios em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente. Destaca-se a elevação rápida com alto risco de cheias em arroios e pequenos rios, assim como enxurradas em regiões de maior declividade. Além disso, podem ocorrer fortes alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas.

Chuvas Intensas   Defesa Civil   alerta

Considerando a previsão de precipitações intensas, as maiores respostas hidrológicas (em locais com monitoramento) devem ocorrer em bacias de respostas rápidas. Por isso, há risco de inundação nas bacias do Caí e do Sinos, podendo atingir cota de inundação nos rios Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro) e Paranhana (Três Coroas e Igrejinha).

Fonte: SECOM RS

M

Autor

Maira kempf

Em: 07/11/2025, 08:00

Mais lidas
Motorista de 38 anos morre após caminhão desgovernado atingir estrutura e bomba de combustível em posto de Chiapetta
Motorista de 38 anos morre após caminhão desgovernado atingir estrutura e bomba de combustível em posto de Chiapetta

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Criança fica ferida após ser atropelada na Avenida Central, em Santo Augusto
Criança fica ferida após ser atropelada na Avenida Central, em Santo Augusto

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

Urnas e Fama: As Celebridades que Ficaram de Fora do Legislativo em 2026
Urnas e Fama: As Celebridades que Ficaram de Fora do Legislativo em 2026

De cantores e influenciadores a veteranos da política: saiba quais nomes conhecidos do grande público não conquistaram votos suficientes nas eleições deste ano.

Urnas no exterior aponta vitória de Lula na Ásia e Oceania, com vantagem de Flávio Bolsonaro no Japão
Urnas no exterior aponta vitória de Lula na Ásia e Oceania, com vantagem de Flávio Bolsonaro no Japão

Os primeiros resultados das seções eleitorais fora do Brasil mostram cenários divididos entre os principais candidatos, com forte movimentação de eleitores e longas filas em países europeus.

Darci Pompeo de Mattos é reeleito Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul
Darci Pompeo de Mattos é reeleito Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul

Candidato santo-augustense obteve mais de 83 mil votos, conquistou seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados e reafirmou o compromisso com as pautas gaúchas.

Últimas notícias
Aeroporto de Passo Fundo terá novos voos da LATAM com destino a Guarulhos
Aeroporto de Passo Fundo terá novos voos da LATAM com destino a Guarulhos

A partir de 29 de outubro, o Aeroporto Lauro Kurtz contará com frequências semanais às terças e sábados no fim de tarde, totalizando quatro voos diários no terminal.

Horário eleitoral no rádio e na TV em tempo reduzido volta nesta sexta-feira
Horário eleitoral no rádio e na TV em tempo reduzido volta nesta sexta-feira

A exibição segue até o dia 23 de outubro, dois dias antes da votação oficial, que ocorre no dia 25.

Deltasul reinaugura nova loja em Santo Augusto nesta sexta-feira com ofertas e atrações especiais
Deltasul reinaugura nova loja em Santo Augusto nesta sexta-feira com ofertas e atrações especiais

Unidade com 50 anos de tradição em Santo Augusto muda para o prédio ao lado, no antigo Lojão do Povo, e promete ofertas imperdíveis, chimarrão, pipoca e sorteio de brindes para os primeiros clientes a partir das 9h.

Todo o Rio Grande do Sul em Alerta Máximo para Temporais e Ventos Acima de 90 km/h
Todo o Rio Grande do Sul em Alerta Máximo para Temporais e Ventos Acima de 90 km/h

Linha de instabilidade avança pelo território gaúcho com previsão de acumulados expressivos de chuva e risco isolado de granizo e temporais severos.

Menino de 11 anos é transferido para Passo Fundo após acidente em Santo Augusto
Menino de 11 anos é transferido para Passo Fundo após acidente em Santo Augusto

Criança havia sido atendida no Hospital Bom Pastor, mas novas avaliações médicas indicaram a necessidade de encaminhamento para atendimento especializado.

VAI TER DEBATE?
VAI TER DEBATE?

Antes do último debate presidencial, emissora fará entrevistas individuais com os dois candidatos que disputam o segundo turno das Eleições 2026