Rádio
Nenhum programa no ar
Em encerramento do projeto Água Viva 2025, estudantes conhecem sistema caxambu de proteção de nascentes
Na terça-feira, 4 de novembro, aconteceu a última ação do ano do Projeto Água Viva. Aproximadamente 120 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas Nelci Tobias Oedemann, João Karlini, Comendador Soares de Barros e Medianeira, de Ajuricaba, participaram de visita orientada a uma nascente protegida na comunidade da Linha 23 Norte, pertencente aos associados Ancelmo e Gilda Stephanini.
Divididos em grupos, os estudantes visitaram a propriedade nos períodos da manhã e da tarde, onde o proprietário, Ancelmo, apresentou sua fonte drenada, ou seja, nascente preservada pelo método conhecido como Caxambu, que isola e purifica a água, de modo a permitir seu uso em atividades de subsistência. Também orientaram os estudantes o coordenador do Projeto Água Viva, Romeu Ângelo de Jesus; o engenheiro florestal Jorge Schirmer; a engenheira química Márcia Sostmeyer Jung; e o colaborador da Ceriluz, Adilar Torquetti, que é um dos usuários da água da fonte drenada.
O sistema Caxambu é um método de proteção de nascentes de baixo custo, desenvolvido pela Epagri (SC) e implantado no estado do Rio Grande do Sul pela Emater, que impede a contaminação da água e melhora sua qualidade. A técnica envolve localizar a nascente, limpá-la, construir uma barragem com cimento e tijolos, e instalar canos para captação, limpeza e drenagem, bastante eficiente para a conservação de mananciais em propriedades rurais.
Dessa forma a Ceriluz encerra um ciclo de várias atividades realizadas nas escolas participantes. Além dos educandários de Ajuricaba, integraram o projeto ao longo do ano as escolas São Pio X e Dr. Bozano, de Bozano, e Dom Pedro Primeiro, de Nova Ramada, que foram contempladas com palestras sobre o ciclo da água, participaram do plantio de mudas nativas em áreas degradadas e de visita a uma nascente preservada.
O Projeto Água Viva tem por objetivo contribuir para a preservação de nascentes e, além desse trabalho de educação ambiental, promove a recuperação de mananciais, fornecendo mudas nativas a associados da Ceriluz que cedem áreas com esse propósito.
Fonte: Assessoria de Comunicação CERILUZ
Autor
Maira kempf
Em: 07/11/2025, 06:43

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Com salário mensal de R$ 18 mil, empresário não compareceu ao gabinete em fevereiro, mas teve todas as faltas abonadas. Município abriu sindicância para investigar o caso.

A tradicional quermesse da 85ª Festa de São João Batista promete movimentar Santo Augusto

Hospital restringe visitas devido ao aumento de doenças respiratórias no inverno e projeta mais de 600 atendimentos pelo SUS Gaúcho no novo Centro de Oftalmologia.

Operação investiga esquema de manipulação contábil e ocultação de dívidas milionárias na instituição financeira do bispo.

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Brigada Militar e Polícia Civil integradas no combate ao crime.

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.
