Rádio
Nenhum programa no ar
São Martinho comemora autorização para início das obras da Usina Hidrelétrica Inhacorá
Um momento histórico marcou a manhã desta sexta-feira (17) em São Martinho. Autoridades locais e regionais estiveram reunidas na Prefeitura Municipal para a entrega da licença prévia e da autorização de início das obras da Usina Hidrelétrica Inhacorá, que será construída nas localidades de Bom Sossego e Lajeado do Meio, no interior do município.
O projeto, aguardado há anos pela comunidade, é resultado de articulações conjuntas entre o Executivo e o Legislativo municipal, com o apoio de autoridades estaduais, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. O prefeito Jeancarlo Hunhoff destacou a importância do momento, afirmando que se trata de uma conquista construída com muito diálogo e empenho, e que representa um grande avanço para o desenvolvimento local.
Em entrevista, o empresário Cleto Marodin, sócio-proprietário da Inhacorá Geradora de Energia, explicou que o projeto vem sendo estruturado há mais de oito anos e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de São Martinho. Segundo ele, o próximo passo será a busca de recursos e o cumprimento de etapas técnicas exigidas pelos órgãos ambientais. “É um empreendimento inédito no Rio Inhacorá, o que exige atenção especial da FEPAM. O lago terá mais de 30 hectares, e a barragem contará com 18 metros de altura, com investimentos que ultrapassam R$ 60 milhões”, destacou Marodin.
O vice-prefeito Altemir Luft ressaltou que o início das obras representa um marco na história do município, pois, o empreendimento trará retorno econômico e geração de oportunidades para a comunidade. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Scherner, afirmou que a autorização é motivo de orgulho para todos os são-martinhenses: “É o começo de uma nova história para São Martinho, que se projeta para o futuro com energia e desenvolvimento.”
Autor
Maira kempf
Em: 17/10/2025, 11:01

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Toda a arrecadação será destinada a custear deslocamentos, hospedagem e despesas essenciais da família entre Santo Augusto e Ijuí.

Polícia trabalha com a hipótese de suicídio em ocorrência registrada na tarde desta terça-feira, 18 de agosto

Evento viabilizado pela Lei Aldir Blanc reuniu diversos estilos musicais e valorizou os talentos da região no último dia 22 de agosto

Programação começa nesta quinta-feira com venda de assados e culmina com grande almoço e animação musical no domingo, 30 de agosto

Atacante de 17 anos balançou as redes na vitória por 3 a 1 sobre o Clube 1992, pelo Gauchão Sub-17 A2

Colisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), no km 72 da rodovia; PRE de Santo Augusto realizou o registro da ocorrência


