Rádio
Nenhum programa no ar
Operação Leite Compen$ado: 15 denunciados pelo MP são condenados a penas de até 16 anos de prisão
Foram condenados nesta sexta-feira, 10 de outubro, 15 denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por envolvimento em esquema de adulteração de leite cru refrigerado, lavagem de dinheiro e atuação em organização criminosa. Eles foram alvo da Operação Leite Compen$ado 8, deflagrada em maio de 2015 no Norte gaúcho. As penas variam conforme a participação de cada réu, variando entre sete anos e 16 anos de reclusão. Todos os condenados poderão recorrer em liberdade, mas as penas foram fixadas em regime fechado.
As condenações são resultado da Operação Leite Compen$ado 8, deflagrada nos municípios de Campinas do Sul, Jacutinga e Quatro Irmãos pelas Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor. O objetivo foi desarticular um grupo que fraudava o leite com água e adicionava produtos químicos — como ureia, soda cáustica e álcool — para mascarar a adulteração. A operação, coordenada pelos promotores de Justiça Mauro Rockenbach e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, também apreendeu vários insumos e produtos lácteos impróprios para consumo e resultou em prisões preventivas.
As investigações demonstraram que os crimes foram praticados de forma estruturada e reiterada, com divisão de tarefas e uso de transações financeiras fraudulentas para ocultar os lucros obtidos. Na oitava fase da Operação Leite Compen$ado, em 2015, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, três de prisão cautelar e oito de busca e apreensão. Escutas telefônicas obtidas pelo MPRS comprovaram como ocorriam adulterações no leite durante o transporte do produto na Região Norte do Estado.
Fonte: MP-RS
Autor
Maira kempf
Em: 13/10/2025, 07:39

A escolha de comprar em lugar x ou y é tão legítima quanto a manifestação política das pessoas

Jornalista de 70 anos construiu uma carreira de mais de cinco décadas marcada pelo carisma, versatilidade e presença marcante no rádio, jornal e TV.

Recurso será aplicado na aquisição de equipamentos para qualificar os serviços de saúde e ampliar a capacidade de atendimento à população.

Imposto maior atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Ex-deputado federal é coautor da obra “Salada de Frutas”, que reúne diferentes textos e reflexões.

Medida ocorre após 19 casos de intimidação com motivação política serem registrados na universidade. Decisão depende de parecer jurídico da instituição

Pagamento contempla 338,7 mil vínculos de servidores estaduais; o restante será depositado em dezembro




