Governo do RS anuncia qualificação no atendimento e diagnóstico de câncer de mama
Iniciativa ocorre em parceria com o Imama. A expectativa é de que 300 profissionais passem por formações para tornar o diagnóstico mais rápido e eficaz
06/10/2025 14:48 por Maira kempf

Governador Eduardo Leite, secretária Arita Bergmann e representantes do Imama celebraram parceria no Piratini. Lisielle Zanchettin / Agencia RBS
A rede de atendimento em saúde para mulheres pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul será qualificada para atendimentos de casos de câncer de mama. O objetivo é ampliar o acesso e tornar o diagnóstico mais rápido e eficaz.
A iniciativa ocorre em parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) e foi anunciada nesta segunda-feira (6) no Palácio Piratini. O programa marca a campanha do Outubro Rosa no Estado.
Serão qualificadas equipes que atuam em municípios com as maiores taxas de mortalidade por câncer de mama. A iniciativa terá duração de 24 meses e prevê a realização de encontros formativos, ações de apoio e produção de materiais para pacientes. A expectativa é de que 300 profissionais façam parte do projeto. As formações devem iniciar ainda neste ano.
A iniciativa integra o Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama. O projeto tem uma abordagem de cuidado que acompanha o paciente durante toda jornada do câncer, facilitando o acesso ao cuidado.
De acordo com dados da SES, entre 2020 e 2024, mais da metade dos novos casos de câncer de mama no Estado foram identificados nos estágios mais graves (3 e 4). Segundo a secretária Arita Bergmann, a realização do rastreamento organizado na atenção primária permite o diagnóstico antes do agravamento do quadro.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.