Início Notícia Voltar

Ministério da Saúde confirma 225 registros suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil

Duas mortes já foram confirmadas no país. Rio Grande do Sul tem duas notificações de casos suspeitos

06/10/2025 08:04 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Reprodução


Dados deste domingo (05/10) do Ministério da Saúde apontam 225 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, entre investigados e confirmados. As informações são enviadas pelos estados e consolidados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Em todo o país, são 16 casos confirmados e 209 em investigação. Do total de registros, 192 são em São Paulo (14 confirmados e 178 em investigação).

Ceará notificou o primeiro caso suspeito. Ao todo, são 13 estados com casos notificados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados.

Quanto à notificação de óbitos, o país tem 15 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em PB e 1 no CE).

As informações consideram os registros enviados pelos estados até às 16h deste domingo (5) e estão sujeitas a atualizações locais. Os dados são divulgados nos canais oficiais do Ministério da Saúde diariamente, a partir das 17h.

Suspeitas no RS

O Rio Grande do Sul registrou as duas primeiras notificações de suspeita de intoxicação após consumo de bebidas alcoólicas. O Ministério da Saúde analisa um caso em Porto Alegre e outro em Santa Maria, na Região Central.

Parte do conteúdo de uma garrafa de bebida alcoólica que pode ter contaminado um homem de 38 anos em Porto Alegre foi coletada pela Vigilância Sanitária do município e será analisada no começo da semana para tentar confirmar a presença da substância tóxica. Três amostras de sangue do morador da Capital também foram coletadas para analisar a eventual presença do produto.

Conforme informações da Secretaria Municipal da Saúde, o homem internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS) já recebeu alta.

Ministério da Saúde



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Querência Brasileira

Ouça aqui

91.5 FM

Bailando com a 91
89.7
91.5