Rádio Querência

Indústria de calçados que conta com 140 funcionários anuncia encerramento de atividades em Chapada

A indústria, que chegou a empregar cerca de 300 pessoas nos anos anteriores, viu seus números diminuírem devido à pandemia e ao aumento dos custos de produção.
Indústria de calçados que conta com 140 funcionários anuncia encerramento de atividades em Chapada
Foto: divulgação

 

A prefeitura de Chapada foi comunicada oficialmente de que a indústria calçadista, que atua no município desde 2012, irá proceder, no início do próximo mês, ao encerramento de suas atividades na cidade. Segundo o prefeito Gelson Scherer, a decisão foi comunicada formalmente há cerca de duas semanas pelos gestores da empresa, que justificaram o fechamento por questões econômicas e estruturais, refletindo uma demanda em queda no setor. O prefeito lembrou que essa situação não afeta apenas as duas empresas que compõem a indústria que atua em Chapada, mas refletem o momento que vive boa parte das indústrias calçadistas no sul.

A indústria, que chegou a empregar cerca de 300 pessoas nos anos anteriores, viu seus números diminuírem devido à pandemia e ao aumento dos custos de produção. Atualmente, a empresa conta com 140 funcionários e, conforme o prefeito, era a terceira maior empregadora do município, que tem 9.751 habitantes, ficando atrás apenas do laticínio Friolack e da cooperativa/cerealista em número de colaboradores. Apesar do fechamento da indústria em Chapada, que era vinculada a duas empresas, o grupo de investidores chineses que atua no segmento de moda e outros continuará em atividade no país.

O foco da produção da unidade era, principalmente, em calçados femininos, mas a empresa também fabricava sapatos masculinos conforme a demanda. A atuação era focada no atendimento da demanda do centro do país. A planta fabril, que ocupa uma área de 5.790 metros quadrados, é dividida em três galpões e conta inclusive com casas para os administradores. Considerado um espaço estratégico e bem estruturado e será, a partir do próximo dia 15, disponibilizado para visitação de outras empresas que estejam dispostas a investir no município. O prefeito anunciou que o município pretende priorizar a ocupação desse espaço por indústrias que possam gerar novos empregos, não se limitando ao setor calçadista.

Scherer também mencionou que já houve sondagens de outras empresas interessadas em se instalar na região, mas, por questões éticas, as visitações ao local estão suspensas até o encerramento das atividades da empresa atual, previsto para 15 de outubro. O prefeito destacou que a atividade calçadista em Chapada já acontece há mais de 20 anos e diz estar otimista de que, com a expertise da mão de obra local, a cidade consiga atrair novas indústrias do segmento. Scherer sinalizou que, considerando o conhecimento da mão de obra local no setor de calçados, já houve empresas mostrando intenção de absorver alguns dos trabalhadores.

O impacto econômico do fechamento ainda está sendo avaliado, tanto em relação à movimentação econômica quanto ao aspecto de arrecadação do município. Porém, como os galpões são bens públicos cedidos pela prefeitura, Scherer está confiante de que, em breve, surgirão novas oportunidades para a ocupação do espaço, minimizando os efeitos desse encerramento.

 

 

Fonte: Fonte: Portal Carazinho

M

Autor

Maira kempf

Em: 01/10/2025, 12:23

Mais lidas
Carro com placas de Santo Augusto capota no interior do município
Carro com placas de Santo Augusto capota no interior do município

Fato aconteceu na manhã deste sábado na localidade de Rincão dos Paivas; motorista não sofreu ferimentos graves.

Idoso de 77 anos é a vítima fatal após acidente em Coronel Bicaco
Idoso de 77 anos é a vítima fatal após acidente em Coronel Bicaco

Acidente envolveu uma bicicleta e um automóvel próximo à Cotricampo

Identificado homem encontrado morto em Braga
Identificado homem encontrado morto em Braga

Um inquérito policial será instaurado para apurar o fato.

Últimas notícias
Furto e tentativa de arrombamento em residências assustam moradores na madrugada desta sexta-feira em Santo Augusto
Furto e tentativa de arrombamento em residências assustam moradores na madrugada desta sexta-feira em Santo Augusto

Ação criminosa assusta moradores da localidade de Pedro Paiva nesta madrugada

Em visita a Região Noroeste,Governador Eduardo Leite anuncia R$ 1 milhão para municípios atingidos
Em visita a Região Noroeste,Governador Eduardo Leite anuncia R$ 1 milhão para municípios atingidos

Nos últimos dias, a região foi atingida por um dos episódios climáticos mais severos dos últimos anos.

Divulgadas as composições classificadas para o 10º Cantinho Nativo
Divulgadas as composições classificadas para o 10º Cantinho Nativo

Evento acontece nos dias 14 e 15 de agosto no Parque do Sindicato Rural

Giro de Notícias Rádio Querência
Giro de Notícias Rádio Querência

As principais informações da região, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo ás 15 e 17hs

UFSM de Palmeira das Missões ganha cursos em saúde, inclusão e tecnologia
UFSM de Palmeira das Missões ganha cursos em saúde, inclusão e tecnologia

Com recomendação do MEC, unidade passará a ofertar Terapia Ocupacional, Educação Especial e Inteligência Artificial e Negócios, fortalecendo o ensino superior na região Norte do Estado.

América FC coroa conquista da Libertadores Regional com grande festa nesta sexta-feira
América FC coroa conquista da Libertadores Regional com grande festa nesta sexta-feira

Clube reúne torcida, atletas e diretoria a partir das 20h desta sexta-feira para celebrar o título de maio com show do Grupo Sambando e cardápio tradicional.

Indústria de calçados que conta com 140 funcionários anuncia encerramento de atividades em Chapada | Rádio Querência