Início Notícia Voltar

Indústria de calçados que conta com 140 funcionários anuncia encerramento de atividades em Chapada

A indústria, que chegou a empregar cerca de 300 pessoas nos anos anteriores, viu seus números diminuírem devido à pandemia e ao aumento dos custos de produção.

01/10/2025 15:23 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: divulgação


 

A prefeitura de Chapada foi comunicada oficialmente de que a indústria calçadista, que atua no município desde 2012, irá proceder, no início do próximo mês, ao encerramento de suas atividades na cidade. Segundo o prefeito Gelson Scherer, a decisão foi comunicada formalmente há cerca de duas semanas pelos gestores da empresa, que justificaram o fechamento por questões econômicas e estruturais, refletindo uma demanda em queda no setor. O prefeito lembrou que essa situação não afeta apenas as duas empresas que compõem a indústria que atua em Chapada, mas refletem o momento que vive boa parte das indústrias calçadistas no sul.

A indústria, que chegou a empregar cerca de 300 pessoas nos anos anteriores, viu seus números diminuírem devido à pandemia e ao aumento dos custos de produção. Atualmente, a empresa conta com 140 funcionários e, conforme o prefeito, era a terceira maior empregadora do município, que tem 9.751 habitantes, ficando atrás apenas do laticínio Friolack e da cooperativa/cerealista em número de colaboradores. Apesar do fechamento da indústria em Chapada, que era vinculada a duas empresas, o grupo de investidores chineses que atua no segmento de moda e outros continuará em atividade no país.

O foco da produção da unidade era, principalmente, em calçados femininos, mas a empresa também fabricava sapatos masculinos conforme a demanda. A atuação era focada no atendimento da demanda do centro do país. A planta fabril, que ocupa uma área de 5.790 metros quadrados, é dividida em três galpões e conta inclusive com casas para os administradores. Considerado um espaço estratégico e bem estruturado e será, a partir do próximo dia 15, disponibilizado para visitação de outras empresas que estejam dispostas a investir no município. O prefeito anunciou que o município pretende priorizar a ocupação desse espaço por indústrias que possam gerar novos empregos, não se limitando ao setor calçadista.

Scherer também mencionou que já houve sondagens de outras empresas interessadas em se instalar na região, mas, por questões éticas, as visitações ao local estão suspensas até o encerramento das atividades da empresa atual, previsto para 15 de outubro. O prefeito destacou que a atividade calçadista em Chapada já acontece há mais de 20 anos e diz estar otimista de que, com a expertise da mão de obra local, a cidade consiga atrair novas indústrias do segmento. Scherer sinalizou que, considerando o conhecimento da mão de obra local no setor de calçados, já houve empresas mostrando intenção de absorver alguns dos trabalhadores.

O impacto econômico do fechamento ainda está sendo avaliado, tanto em relação à movimentação econômica quanto ao aspecto de arrecadação do município. Porém, como os galpões são bens públicos cedidos pela prefeitura, Scherer está confiante de que, em breve, surgirão novas oportunidades para a ocupação do espaço, minimizando os efeitos desse encerramento.

 

 

Fonte: Portal Carazinho



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5