Rádio
Nenhum programa no ar
IFFar e SMS se unem em projeto de prevenção ao câncer bucal em Santo Augusto
O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Santo Augusto e a Secretaria Municipal de Saúde firmaram uma importante parceria para combater o câncer bucal no município. O projeto de extensão "IFFar Saúde Bucal: Prevenção e Detecção Precoce do Câncer Bucal no Município de Santo Augusto" busca reduzir a incidência e a mortalidade da doença, melhorando a qualidade de vida da população.
Coordenado pela cirurgiã-dentista do IFFar, Débora Cristina Speroni, o projeto conta com a participação de cirurgiões-dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santo Augusto, sob a coordenação da cirurgiã-dentista Bianca Nicoli Wiegert. A iniciativa promove ações educativas, capacitação profissional e exames clínicos para a detecção precoce da doença.
Capacitação e conscientização
Para dar início às atividades, foi realizada uma palestra para os dentistas do município com o estomatologista Dr. Marcelo Saldanha. O especialista abordou o "Diagnóstico em Estomatologia para o Clínico", com foco na identificação de lesões bucais. Nos dias 17 e 19 de setembro, os profissionais participam de aulas sobre o diagnóstico dessas lesões.
Em outubro, a iniciativa chega às UBSs, onde os dentistas farão exames de diagnóstico para identificar possíveis lesões. Se necessário, os casos serão encaminhados para biópsia, garantindo um tratamento rápido e eficiente.
Fatores de risco e sinais de alerta
Segundo informações divulgadas na Rádio Querência, um paciente está em tratamento de câncer bucal em Santo Augusto, o que reforça a importância da prevenção. O câncer bucal é mais comum em pessoas acima de 40 anos e possui diversos fatores de risco, como o consumo de tabaco e álcool, má higiene bucal e alimentação deficiente.
Os profissionais do projeto destacam a importância do autoexame e do monitoramento de sintomas que podem indicar a presença da doença. Fique atento aos seguintes sinais de alerta e procure um dentista caso persistam por mais de duas semanas:
- Nódulos ou caroços na boca ou pescoço
- Feridas que não cicatrizam
- Manchas ou placas brancas ou avermelhadas na boca
- Dor persistente na garganta ou boca
- Dificuldade para engolir, mastigar ou movimentar a língua
- Perda de dentes sem causa aparente
- Rouquidão permanente ou por mais de 15 dias
- Dormência ou formigamento na boca ou face
- Sangramento sem causa aparente
A campanha é um passo fundamental para garantir que a população de Santo Augusto tenha acesso a informações e cuidados essenciais para a prevenção do câncer bucal.
Entrevista completa aqui, a partir dos 30 minutos.
Autor
Maira kempf
Em: 15/09/2025, 08:07

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Toda a arrecadação será destinada a custear deslocamentos, hospedagem e despesas essenciais da família entre Santo Augusto e Ijuí.

Polícia trabalha com a hipótese de suicídio em ocorrência registrada na tarde desta terça-feira, 18 de agosto

Recepção festiva com música ao vivo e churrasco marcou a abertura dos portões em Esteio; ovelhas da raça Texel lideraram a entrada de exemplares no parque.

Ninguém ficou ferido; trânsito foi temporariamente bloqueado durante o combate às chamas nas proximidades da ponte sobre o Rio Conceição

Evento viabilizado pela Lei Aldir Blanc reuniu diversos estilos musicais e valorizou os talentos da região no último dia 22 de agosto

Programação começa nesta quinta-feira com venda de assados e culmina com grande almoço e animação musical no domingo, 30 de agosto


