Rádio Querência

Entregador é mantido em coma induzido após ter sido atacado por cinco pitbulls em Minas do Leão

Tutora dos cachorros e filho também ficaram feridos no episódio
Entregador é mantido em coma induzido após ter sido atacado por cinco pitbulls em Minas do Leão
Um dos pitbulls envolvidos no ataque, em foto tirada pelo irmão de Américo.Omero Sampaio de Souza / Acervo Pessoal

 

Desde o último sábado (6), o entregador de lenha Américo Sampaio de Souza, 63 anos, está em coma induzido no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. O homem ficou gravemente ferido após ser atacado por cinco pitbulls enquanto prestava serviço na casa de uma cliente em Minas do Leão, na Região Metropolitana. 

Segundo familiares, Américo teve o couro cabeludo arrancado, assim como partes da orelha, além de outras lesões graves. O relato dos parentes do homem é de que, durante a entrega de lenha, no bairro São José, a cliente teria pedido que ele entrasse no quintal, e foi então que os cachorros, que estavam soltos, o atacaram. 

— O médico conversou comigo e disse que foi bem difícil colocar a pele dele no lugar. Tinha muita grama, muita sujeira na pele — lamenta Omero Sampaio de Souza, irmão do entregador. 

Américo foi socorrido por pessoas que passavam no local e encaminhado ao hospital, onde, segundo a família, passou por cirurgia de alta complexidade. Um boletim de ocorrência foi registrado pela família do entregador, que analisa a possibilidade de entrar com o caso na Justiça.

Também ficaram feridos no episódio a tutora dos pitbulls, Antonina Doraci Keenan, 82 anos, e um dos filhos dela, Maurício, 48. De acordo com a filha Denise Keenan, a mãe e o irmão teriam se jogado em cima dos cachorros para proteger o entregador.

Diferentememte do que afirma a família de Américo, Denise diz que o entregador de lenha não teria sido convidado a entrar e teria aberto o portão por conta própria. Ela ainda ressalta que os cães vivem no local há 10 anos, que não teria havido, nesse tempo, nenhum episódio de ataques, e que eles costumam ser recolhidos quando há prestadores de serviço na residência.

— Os pitbulls protegem ela (Antonina), e como ela virou as costas para pegar o saco de lenha para entregar para o senhor, ele abriu o portão e foi atrás dela. Os pitbulls não entendem, então, o senhor estava indo atrás dela, aí foi atacado — afirma Denise.

A idosa chegou a ser internada também no sábado, e recebeu alta do hospital na segunda-feira (8), de acordo com Denise. Maurício teve ferimentos na perna.

Polícia Civil de Minas do Leão foi procurada pela reportagem, que não obteve retorno até a publicação desta reportagem. 

Conforme a legislação estadual, tutores de pitbulls devem manter os animais em guia curta de até 1,5 metro e com focinheira em locais públicos. No entanto, a lei não estabelece exigências específicas para áreas privadas.

Fonte: GZH

R

Autor

redação

Em: 09/09/2025, 12:42

Últimas notícias
Decreto estabelece turno único nas repartições públicas municipais em Coronel Bicaco
Decreto estabelece turno único nas repartições públicas municipais em Coronel Bicaco

O Poder Executivo determinou turno único nas repartições municipais de Coronel Bicaco no período de 4 de maio a 30 de julho deste ano

Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia
Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Programa de defesa pessoal para mulheres e projeto que amplia rede de proteção às vítimas de violência são aprovados na Assembleia
Programa de defesa pessoal para mulheres e projeto que amplia rede de proteção às vítimas de violência são aprovados na Assembleia

Medidas integram pacote de oito propostas votadas nesta terça-feira (28) pelos deputados estaduais

Entregador é mantido em coma induzido após ter sido atacado por cinco pitbulls em Minas do Leão | Rádio Querência