Rádio
Nenhum programa no ar
Entregador é mantido em coma induzido após ter sido atacado por cinco pitbulls em Minas do Leão
Desde o último sábado (6), o entregador de lenha Américo Sampaio de Souza, 63 anos, está em coma induzido no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. O homem ficou gravemente ferido após ser atacado por cinco pitbulls enquanto prestava serviço na casa de uma cliente em Minas do Leão, na Região Metropolitana.
Segundo familiares, Américo teve o couro cabeludo arrancado, assim como partes da orelha, além de outras lesões graves. O relato dos parentes do homem é de que, durante a entrega de lenha, no bairro São José, a cliente teria pedido que ele entrasse no quintal, e foi então que os cachorros, que estavam soltos, o atacaram.
— O médico conversou comigo e disse que foi bem difícil colocar a pele dele no lugar. Tinha muita grama, muita sujeira na pele — lamenta Omero Sampaio de Souza, irmão do entregador.
Américo foi socorrido por pessoas que passavam no local e encaminhado ao hospital, onde, segundo a família, passou por cirurgia de alta complexidade. Um boletim de ocorrência foi registrado pela família do entregador, que analisa a possibilidade de entrar com o caso na Justiça.
Também ficaram feridos no episódio a tutora dos pitbulls, Antonina Doraci Keenan, 82 anos, e um dos filhos dela, Maurício, 48. De acordo com a filha Denise Keenan, a mãe e o irmão teriam se jogado em cima dos cachorros para proteger o entregador.
Diferentememte do que afirma a família de Américo, Denise diz que o entregador de lenha não teria sido convidado a entrar e teria aberto o portão por conta própria. Ela ainda ressalta que os cães vivem no local há 10 anos, que não teria havido, nesse tempo, nenhum episódio de ataques, e que eles costumam ser recolhidos quando há prestadores de serviço na residência.
— Os pitbulls protegem ela (Antonina), e como ela virou as costas para pegar o saco de lenha para entregar para o senhor, ele abriu o portão e foi atrás dela. Os pitbulls não entendem, então, o senhor estava indo atrás dela, aí foi atacado — afirma Denise.
A idosa chegou a ser internada também no sábado, e recebeu alta do hospital na segunda-feira (8), de acordo com Denise. Maurício teve ferimentos na perna.
A Polícia Civil de Minas do Leão foi procurada pela reportagem, que não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Conforme a legislação estadual, tutores de pitbulls devem manter os animais em guia curta de até 1,5 metro e com focinheira em locais públicos. No entanto, a lei não estabelece exigências específicas para áreas privadas.
Fonte: GZH
Autor
redação
Em: 09/09/2025, 12:42

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

Claudia Kauani Basso Pommer estava sozinha em casa quando as chamas começaram; investigação apura circunstâncias do incêndio

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Comunidade está em choque após trágico incêndio em residência na localidade de Vila Nova; despedida ocorre na manhã desta sexta-feira.

Manhãs mais frescas e tardes quentes prometem amplitude térmica significativa no Noroeste do Rio Grande do Sul

Festival nativista ocorrerá de 23 a 31 de maio e contará com diversas atrações culturais, musicais e gastronômicas

Detido em Brasília, Jair Bolsonaro apresentou mal-estar na cela e foi transferido para unidade hospitalar nesta sexta-feira (13)

Tiago Benhur Flores Pereira, que acumulava mais de 150 anos de pena e integrava a lista da Interpol, foi capturado em uma operação conjunta após um ano de monitoramento.

Com premiação superior a 8 mil reais, evento em Santo Augusto consagra-se como um dos principais campeonatos de bocha da região

