Início Notícia Voltar

Polícia Civil conclui que brigadianos envolvidos na morte de agricultor em Santa Maria agiram em legítima defesa

Valdemar Both, 54 anos, morreu em julho, após ser atingido por tiros feitos por policiais do 2º Batalhão Ambiental

04/09/2025 07:12 por Maira kempf


CapaNoticia

Imagens de câmeras de segurança flagraram a ação dos policiais militares. Reprodução / Reprodução


 

A Polícia Civil concluiu na quarta-feira (3) o inquérito que apura a morte do agricultor Valdemar Both, 54 anos, durante abordagem policial no distrito de Palma, em Santa Maria, na Região Central, em julho. 

A conclusão foi de que os dois policiais militares envolvidos no caso agiram em legítima defesa. Portanto, por não ter sido considerada criminosa a conduta dos policiais, o inquérito foi remetido ao Poder Judiciário sem o indiciamento deles.

A investigação concluiu que a morte ocorreu durante uma fiscalização de rotina para apurar um possível crime ambiental. A situação teria escalado depois que Both "contrariado com os procedimentos, apanhou um machado e investiu contra a guarnição", diz trecho da nota emitida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria, que apurou os fatos.

O entendimento da polícia levou em consideração a análise de imagens de câmeras de segurança do local, assim como laudos de necropsia e balística. As provas teriam confirmado a versão narrada pelos agentes. 

Segundo a investigação, "a reação dos policiais, com disparos de arma de fogo, foi uma resposta direta a uma agressão injusta, atual e iminente, representando um risco real e imediato à vida dos agentes". 

A DPHPP também concluiu que o uso da força policial foi "moderado" e "estritamente necessário para neutralizar a ameaça letal", mas que cessou após o agressor ser contido. 

A compreensão da Polícia Civil sobre o fato seguiu a mesma linha da apuração conduzida pela Corregedoria da Brigada Militar (BM), que, em agosto entendeu que "houve a necessidade do uso da arma de fogo para conter a ação e preservar a vida dos policiais militares".

Relembre o caso 

Valdemar Both, 54 anos, morreu em 1º de julho, após ser atingido por tiros desferidos por dois policiais do 2º Batalhão Ambiental. A guarnição teria ido verificar uma denúncia de falta de alvarás do local que funcionava como serralheria. 

Conforme o coronel Rodrigo Gonçalves do Santos, comandante do Comando Ambiental do Rio Grande do Sul, a guarnição foi ao local para verificar uma denúncia de falta de alvarás do local que funcionava como serralheria. Segundo ele, Valdemar não teria apresentado tais documentos. Ao lavrar a ocorrência, os policiais teriam sido surpreendidos por ameaças com um machado

Imagens de câmeras de segurança flagraram a ação dos policiais militares. Eles discutem com o homem, e em certo momento, se ouvem estampidos semelhantes a tiros. Nisso, o homem cai para o lado de fora de um galpão. Valdemar morreu no local.

OS profissionais envolvidos na ocorrência foram afastados. Valdemar deixa a esposa, de 49 anos, e um filho de 21.

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5