Início Notícia Voltar

VEJA VÍDEO - Lula critica uso de imagem de homem negro sem dentes em campanha do governo e é acusado de racismo pela oposição, situação diz que o contexto é outro

Em defesa de Lula, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que as falas foram mal interpretadas e destacou que o presidente fez uma crítica ao estigma que ainda recai sobre pessoas negras.

24/08/2025 20:32 por Bruno Vargas


CapaNoticia

José Cruz / Agência Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, durante evento na última quinta-feira (21), o uso de uma imagem que mostrava um homem negro sem dentes em material publicitário do governo federal. Segundo ele, a imagem fazia parte de uma campanha do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para promover o Brasil em um evento do agronegócio na Alemanha. Lula afirmou ter se incomodado com a escolha da fotografia e ordenado que a página fosse retirada.

Durante a cerimônia de entrega de 400 unidades odontológicas móveis em Sorocaba (SP), Lula relatou o episódio como uma das motivações para a criação do programa “Brasil Sorridente”, lançado em 2004.

“No meio da revista tinha uma capa com uma senhora bonitona. Devia ser filha de italiana ou de alemão do Sul, com a bochecha bem vermelha, sorrindo. E, do lado dela, um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”, disse o presidente.

Lula contou ainda que chamou o ministro responsável – sem citar nomes – e questionou o uso da imagem. VEJA VÍDEO

“Perguntei: ‘Por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é imagem para representar o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?’”, relatou.

Segundo o presidente, determinou que a página fosse trocada por uma “foto de um cara com dente”.

As declarações repercutiram negativamente entre parlamentares da oposição, que acusaram Lula de racismo. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) criticou duramente as falas, afirmando que, se tivessem sido feitas por Jair Bolsonaro (PL), haveria uma reação imediata da Justiça.

“Fala absurdamente racista do Lula. Agora imagine se fosse o Bolsonaro a falar muito menos que isso? Com certeza um certo ministro iria proferir decisão mandando se explicar em 24h”, declarou.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também reagiu:

“A cada dia que passa, fica mais evidente que Lula não passa de uma fraude. Já pensou se fosse o Bolsonaro?”, escreveu nas redes sociais.

O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil-SP) afirmou que o movimento negro “vai passar pano” e que a fala será relativizada como “fora de contexto”. Já o ex-procurador federal e ex-deputado Deltan Dallagnol reforçou a crítica:

“Um país não é bonito por seus dentes brancos, mas por sua justiça, honestidade, amor e liberdade. É com essa imagem do Brasil que Lula deveria se preocupar.”

Outros parlamentares da oposição, como Carlos Jordy (PL-RJ), Messias Donato (Republicanos-ES) e Gustavo Gayer (PL-GO), também criticaram o presidente.

Em defesa de Lula, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que as falas foram mal interpretadas e destacou que o presidente fez uma crítica ao estigma que ainda recai sobre pessoas negras.

“Em tempos de desinformação, é preciso cuidar para não retirar as frases do seu contexto político. Infelizmente, estamos colhendo consequências até hoje de diversas fake news espalhadas em nosso país nos últimos anos”, disse em nota ao site Poder360.
 

 

Gazeta do Povo



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5