Rádio
Nenhum programa no ar
Projeto Entusiasmo retoma atividades com o 9º Encontro na próxima segunda-feira
Na manhã desta quinta-feira (21), os estúdios da Rádio Querência receberam os representantes do Grupo de Cursilhos da Cristandade (MCC), Raquel Mattioni Lorenzon e o Cônego Jocemar Fontana, que vieram divulgar o retorno do Projeto Entusiasmo – Deus dentro de ti, voltado ao apoio de pessoas que enfrentam ou enfrentaram o câncer.
Após uma breve pausa devido ao rigor do inverno e das baixas temperaturas, o projeto retorna com o 9º Encontro, que acontece na próxima segunda-feira, dia 25 de agosto, às 15h, no Salão Paroquial da Igreja Católica São João Batista, em nosso município.
Apoio espiritual, emocional e social
O Projeto Entusiasmo é uma iniciativa de cunho social e espiritual que oferece apoio a homens, mulheres, crianças e idosos que utilizam os serviços do CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia). O projeto busca proporcionar amparo familiar, fortalecimento emocional e espiritual para todos que convivem com o câncer, em diferentes fases da doença.
Durante a entrevista, Raquel destacou a importância do "Agosto Branco", mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pulmão — o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil, conforme dados estatísticos, principalmente entre fumantes e usuários de cigarros eletrônicos. Na ocasião do encontro, haverá uma palestra especial com o tema “Recebi o diagnóstico de câncer, e agora?”, além da bênção do Cônego Jocemar Fontana e o emocionante testemunho de pessoas que superaram o câncer de pulmão.
Também será abordado o "Agosto Lilás", campanha nacional que trata da prevenção e combate à violência contra a mulher.
Realidade local e reflexão sobre os vícios
Segundo informações repassadas pelas autoridades de saúde do município, aproximadamente 380 pessoas convivem atualmente com algum tipo de câncer. Dessas, cerca de 38 participam ativamente do Projeto Entusiasmo, buscando apoio e motivação para enfrentar a doença com mais coragem e fé.
O Cônego Jocemar chamou a atenção para os perigos dos vícios, especialmente o cigarro e o álcool, ressaltando que muitas vezes o primeiro contato com essas substâncias ocorre por curiosidade, mas o vício se instala e se torna difícil de combater. e que além de curar o câncer, é preciso continuar o acompanhamento e trabalhar a motivação, a saúde e até a nutrição, que é fundamental na prevenção de recaídas”, comentou o religioso.
Raquel também citou o exemplo inspirador de dois participantes do projeto – um homem e uma mulher – que superaram o câncer de pulmão e estarão presentes no encontro para compartilhar suas histórias de superação.
Convite especial
Ao final da entrevista, Raquel Mattioni Lorenzon e o Cônego Jocemar Fontana deixaram uma saudação especial aos integrantes do Movimento de Cursilhos da Cristandade (MCC) e reforçaram o convite à comunidade para participar do 9º Encontro do Projeto Entusiasmo, uma oportunidade de fé, partilha e acolhimento.
???? 9º Encontro do Projeto Entusiasmo – Deus dentro de ti
???? Segunda-feira, 25 de agosto
???? 15h
???? Salão Paroquial da Igreja Católica São João Batista
Autor
Bruno Vargas
Em: 21/08/2025, 07:55

Fato aconteceu na manhã deste sábado na localidade de Rincão dos Paivas; motorista não sofreu ferimentos graves.

As causas ainda são desconhecidas

Acidente envolveu uma bicicleta e um automóvel próximo à Cotricampo

Ação criminosa assusta moradores da localidade de Pedro Paiva nesta madrugada

Vítima é um homem de 30 anos

Inquérito apura se o filho do presidente atuou para favorecer lobista em tentativa de contrato milionário com cannabis medicinal no governo.

Ação, coordenada pelo delegado Bruno Chaves, também resultou no recolhimento de drogas, dinheiro e no encaminhamento de um adolescente ao Conselho Tutelar.

Ação criminosa assusta moradores da localidade de Pedro Paiva nesta madrugada

Nos últimos dias, a região foi atingida por um dos episódios climáticos mais severos dos últimos anos.

Evento acontece nos dias 14 e 15 de agosto no Parque do Sindicato Rural

