Avião militar dos EUA faz pouso misterioso em Porto Alegre
Boeing C-32B, conhecido como “avião fantasma”, permaneceu menos de três horas no Salgado Filho
20/08/2025 06:11 por Bruno Vargas

Wikimedia commons/Reprodução
Um pouso incomum chamou atenção no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (19). Um Boeing 757-200 modificado, identificado como C-32B, aeronave do governo dos Estados Unidos ligada a operações especiais, aterrissou às 17h13 e decolou às 19h52 com destino a São Paulo.
A administradora do aeroporto, Fraport, não informou o motivo da escala. O modelo, de fuselagem branca e sem marcas de identificação, é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea norte-americana, sediado em Nova Jersey. Diferente do C-32A, que transporta autoridades da Casa Branca, o C-32B é utilizado em missões discretas, transportando diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência.
De acordo com registros de voo, a missão teve início em 18 de agosto, partindo de Nova Jersey, com escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), antes de chegar ao Rio Grande do Sul. O motivo da passagem por Porto Alegre, no entanto, não foi esclarecido por autoridades brasileiras ou norte-americanas.
Apelidado de “Gatekeeper” (“Porteiro”), o jato já foi empregado em crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute em 2020, além de eventos de grande porte, incluindo os Jogos Olímpicos. A aeronave possui tecnologia avançada de comunicação e capacidade de reabastecimento em voo, o que garante autonomia para missões em qualquer parte do mundo.
A rápida estadia na capital gaúcha, seguida de decolagem discreta, reforça o mistério em torno da presença do chamado “avião fantasma” no espaço aéreo brasileiro.
Até o momento, nem a Força Aérea Brasileira (FAB) nem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se manifestaram sobre o caso.
Correio do Povo
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.