Rádio
Nenhum programa no ar
Empresa fabricante de armas Taurus concede férias coletivas a funcionários por falta de exportação devido ao tarifaço no RS
Ao menos 40 funcionários da Taurus, fabricante de armas com sede em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, entraram em férias coletivas desde a primeira semana de agosto. A medida foi adotada em resposta aos impactos do chamado "tarifaço", que afetou diretamente as exportações para os Estados Unidos — principal mercado da empresa.
A linha de produção afetada é responsável pela montagem de armas de longo alcance destinadas à Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), que também integra o grupo Taurus. Esses produtos tinham como destino exclusivo o mercado norte-americano.
Inicialmente, as férias coletivas foram concedidas por 15 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 15. Representantes sindicais foram convocados para negociar alternativas junto à empresa.
Exportações em queda
A unidade da Taurus em São Leopoldo destina cerca de 80% da sua produção aos Estados Unidos e emprega atualmente 2,7 mil trabalhadores. A direção da companhia afirma que a nova tarifa de 50% imposta sobre os produtos torna as exportações praticamente inviáveis.
Em Montenegro (RS), a Companhia Brasileira de Cartuchos também notificou a prefeitura sobre a possibilidade de conceder férias coletivas a seus 473 funcionários. Em 2024, a unidade exportou aproximadamente R$ 250 milhões para os EUA e figura como a quarta maior contribuinte de retorno de ICMS ao município.
Para mitigar os efeitos da queda nas exportações, a empresa está em negociação com o governo estadual para antecipar o pagamento de créditos de ICMS, como forma de reforçar o caixa e atravessar o período de instabilidade.
Fonte: G1
Autor
Bruno Vargas
Em: 19/08/2025, 06:20

Colisão entre caminhão e motocicleta foi registrada no início da noite desta quinta-feira (11)

Campanha busca auxiliar morador de Santo Augusto que aguarda transplante de córnea

Novena inicia no domingo e vendas de cucas e pés de moleque começam nesta sexta-feira em preparação para a tradicional Festa do Padroeiro de Santo Augusto.

Ao todo, são 213 vagas para os três cargos que compõem o quadro da instituição







