Rádio
Nenhum programa no ar
Governo apresenta SUS Gaúcho a gestores municipais
Os eixos estruturantes, os pilares e as diretrizes do SUS Gaúcho foram apresentados aos gestores e técnicos da área da saúde durante o 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Aberto na quarta-feira (6/8), em Gramado, na Serra Gaúcha, o evento está sendo realizado até sexta-feira (8/8).
O SUS Gaúcho tem o objetivo de melhorar a gestão, o financiamento e a oferta de serviços de saúde no Rio Grande do Sul no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “O programa apresenta uma ampliação de recursos focada nos procedimentos, complementando a tabela SUS, que está defasada”, explicou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae), da Secretaria da Saúde (SES), Lisiane Fagundes.
O SUS Gaúcho tem como diretrizes a linha de cuidado integral, a eficiência hospitalar e a remuneração estratégica. O programa é amparado nos princípios da regionalização, contratualização com foco nas necessidades da população e regulação de acesso qualificado, transparente e com fila única baseada em critérios técnicos. O investimento será de aproximadamente R$ 1 bilhão até o final de 2026, a partir da homologação de um acordo do governo do Estado com o Ministério Público do Rio Grande do Sul.
34º Congresso do Cosems/RS
Após a maior tragédia meteorológica da história do Estado, o 34º Congresso do Cosems/RS está sendo um espaço de reencontro, reconstrução e renovação de propósitos. Com o tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói – Novos Caminhos para um Rio Grande que refloresce!”, o congresso homenageia a força dos territórios, a resiliência dos gestores municipais e a importância do SUS em contextos de crise.
A programação aborda estratégias de reorganização das redes de atenção à saúde, experiências de enfrentamento às emergências, práticas de cuidado centradas nas pessoas e inovações na gestão pública. O congresso reafirma o protagonismo das gestões municipais como força vital na construção de políticas públicas efetivas e no fortalecimento do SUS.
Fonte: Portal do Estado
Autor
Maira kempf
Em: 08/08/2025, 04:59

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

Claudia Kauani Basso Pommer estava sozinha em casa quando as chamas começaram; investigação apura circunstâncias do incêndio

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Lideranças municipais e Secretaria de Educação contestam fala do político, classificando-a como "irresponsável" e desconectada da realidade local.

Lorena Alves Batista morreu na manhã deste sábado, causa da morte não foi informada.

Ex presidente continua internado na UTI do hospital DF STAR em Brasília.

Manhãs mais frescas e tardes quentes prometem amplitude térmica significativa no Noroeste do Rio Grande do Sul

Festival nativista ocorrerá de 23 a 31 de maio e contará com diversas atrações culturais, musicais e gastronômicas

Detido em Brasília, Jair Bolsonaro apresentou mal-estar na cela e foi transferido para unidade hospitalar nesta sexta-feira (13)

Tiago Benhur Flores Pereira, que acumulava mais de 150 anos de pena e integrava a lista da Interpol, foi capturado em uma operação conjunta após um ano de monitoramento.
