Coronel Bicaco sediou reunião do Corede Celeiro que definiu detalhes para a consulta popular 2025/2026
MiraguaÃ, Humaitá e Sede Nova sediarão as assembleias microrregionais em 2025
31/07/2025 15:58 por Maira kempf

Foto: divulgação
O auditório da Prefeitura Municipal de Coronel Bicaco recebeu, na tarde de quarta-feira (30/7), autoridades locais e regionais, representantes de entidades e do Governo do Estado, para a reunião inicial da Consulta Popular 2025/2026, no âmbito do Corede Celeiro.
O prefeito Arleu Valadar Machado, em sua manifestação, destacou a importância da Consulta Popular no desenvolvimento de inúmeros projetos em municípios da Região Celeiro. Reiterou ainda que as demandas que irão compor a cédula de votação neste ano precisam contemplar o maior número possível de pessoas.
Na sequência, o presidente do Corede Celeiro, Carlos Eugênio dos Santos, anunciou que Miraguaí, Humaitá e Sede Nova sediarão as assembleias microrregionais em 2025. Estes momentos servem para escolher as demandas que posteriormente serão defendidas na Assembleia Regional Ampliada. Também ficou acertado que a cédula de votação terá quatro projetos. Carlos Eugênio dos Santos lembrou, ainda, que o prazo de envio de propostas para a Consulta Popular 2025/2026 encerra-se no dia 10 de agosto.
A reunião prosseguiu com a apresentação comandada por Bruna Blos Hepp, Rosângela Pretto e Letiele Emmel, do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP), vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Foram explicadas as cinco etapas da Consulta Popular, desde o encaminhamento de propostas até a votação – que acontecerá de 6 a 10 de outubro através de meios digitais. O montante para a região neste ano alcança R$ 2.228.571,43.
Por fim, o vice-presidente do Corede Celeiro, José Adelar Milczarek, apresentou tabelas com os valores destinados pela Consulta Popular nos últimos anos e que subsidiaram projetos em diversas áreas nos 21 municípios congregados. Para a atual edição, José Adelar Milczarek afirmou que a intenção é trabalhar somente com demandas de nível regional. Ele salientou que os debates sobre as principais prioridades da região irão envolver também os prefeitos da Amuceleiro.
Ascom – Prefeitura Municipal de Coronel Bicaco
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.