Trump oficializa tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
A taxação havia sido anunciada no dia 9 de julho e deve entrar em vigor a partir de 1º de agosto
30/07/2025 15:42 por Maira kempf

Foto: Alan Santos/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma ordem executiva que impõe tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%, com vigência a partir de sexta-feira (1º). A medida foi motivada por ações do governo brasileiro consideradas uma ameaça à segurança nacional, à política externa e à economia americana.
A Casa Branca justificou a decisão alegando perseguição política no Brasil, ataques à liberdade de expressão e censura contra empresas americanas, citando diretamente o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que também foi sancionado pelos EUA sob a Lei Magnitsky — usada para punir violações de direitos humanos.
Além da tarifa, o governo americano abriu uma investigação formal contra o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. Em resposta, o vice-presidente Geraldo Alckmin tenta conter a crise, mantendo diálogo com autoridades dos EUA e propondo ampliar a relação comercial bilateral. Uma comitiva de senadores brasileiros também atua para tentar reverter as sanções.
Com informações GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.