Alexandre de Moraes é sancionado com a Lei Magnitsky nos Estados Unidos
Legislação utilizada para punir estrangeiros, proíbe o ministro do STF de entrar no país e pode bloquear ativos que ele possuir por lá
30/07/2025 14:04 por Maira kempf

Ministro é alvo do governo dos Estados Unidos. Nelson Jr / STF,Divulgação
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes foi sancionado pelo governo dos Estados Unidos com a Lei Magnisky. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (30) pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro.
"O seguinte indivíduo foi adicionado à lista", diz o comunicado publicado com dados do ministro Alexandre de Moraes.
O instrumento, criado em 2012 durante o governo do democrata Barack Obama, é um conjunto de medidas legislativas que autoriza a imposição de sanções contra pessoas ou entidades estrangeiras acusadas pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos.
Moraes já estava na mira do governo norte-americano. Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio anunciou a suspensão do visto do magistrado brasileiro e "seus aliados" no dia 18 de julho.
O governo dos Estados Unidos acusa Moraes de censurar empresas de mídia e tecnologia do país e promover uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. "Criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos", justificou Rubio na época.
GZH
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.