Início Notícia Voltar

De volta aos estudos: após concluir a EJA, ex-aluna agora cursa ensino superior no IFFar

Após concluir a EJA em Santo Augusto, Venilde Vargas superou desafios pessoais e hoje cursa Licenciatura em Ciências Biológicas no IFFar.

25/10/2025 11:36 por Maira kempf


CapaNoticia

Venilde Vargas atualmente cursa Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Foto: Arquivo Pessoal


 

Estão abertas até o dia 2 de novembro as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas Francisco Andrighetto e Senador Alberto Pasqualini - Ciep, em Santo Augusto. A modalidade oferece a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio gratuitamente, atendendo a quem não pôde estudar na idade regular.

Os pré-requisitos são: ter 15 anos completos para ingressar na EJA Ensino Fundamental, e 18 anos e o ensino fundamental concluído para a EJA Ensino Médio.
As inscrições podem ser feitas on-line, pelo site pse.educacao.rs.gov.br/matricula/modalidade, ou presencialmente nas escolas, onde as equipes estão preparadas para auxiliar os interessados.

A Rádio Querência conversou com Venilde Vargas, 42 anos, moradora de Santo Augusto, que decidiu retomar os estudos aos 38 anos, após a sugestão de uma amiga. Empregada doméstica, mãe de três filhos e dona de casa, ela concluiu o ensino fundamental pela EJA na Escola Francisco Andrighetto, depois de ter interrompido os estudos na sétima série.

“No começo foi difícil. O medo, a insegurança e a comparação com colegas mais jovens me faziam duvidar de mim mesma. Mas a cada etapa vencida, a confiança crescia”, contou Venilde. Ela destacou ainda a importância do apoio de amigos e familiares nesse processo. “É nesses momentos que a gente precisa de incentivo e apoio. Sozinha, talvez eu não tivesse conseguido voltar.”

Antes de retomar os estudos formais, Venilde já havia participado, em 2012, do projeto Mulheres Mil, promovido pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), iniciativa voltada à qualificação profissional e inclusão social de mulheres.

Desde jovem, Venilde sonhava em entrar na faculdade e ser professora ou ter uma profissão. Depois de concluir o ensino fundamental, surgiu uma nova oportunidade que impulsionou ainda mais sua trajetória: ela participou do projeto “Mulheres Reais”, idealizado pela publicitária Grazi Esperotto, onde contou sua história de superação. Sem experiência com gravações, Venilde gravou seu primeiro vídeo e venceu o concurso, o que a motivou a seguir em frente com seus sonhos.

A professora e vice-diretora da Escola Francisco Andrighetto, Lineia Fucilini, destacou a trajetória da aluna:


“Como professora e vice-diretora, sinto uma imensa alegria ao ver o sucesso dos nossos alunos da EJA. Acompanhar a conquista de seus objetivos, a busca dos seus sonhos, é motivo de grande orgulho. Cada conquista deles é também um pouco nossa — é a certeza de que todo esforço valeu a pena e de que cumprimos com amor a nossa missão. Venilde, como tantos outros, é um exemplo disso e uma inspiração para nós, professores, seguirmos na busca da construção de sonhos.
Nunca é tarde para aprender e realizar sonhos! A EJA da Escola Francisco Andrighetto é um caminho de novas oportunidades, onde cada passo representa superação, coragem e conquista. Por isso, convidamos aquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental a vir construir uma nova página da sua história — estudar é acreditar em si mesmo e no poder de transformar o futuro.”

A professora e orientadora educacional Marilei Andrighetto acrescentou:

“O grande desafio de trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos é a motivação diária para a frequência e alimentação dos sonhos, força para transformar as dificuldades em desafios a serem superados. Essa atitude fortalece os vínculos e os resultados positivos, tornando uma realização pessoal e profissional de que o esforço e investimento, a aposta e as ações movidas pelos sonhos, valem a pena. A história da Venilde é um exemplo.”

Após essas conquistas, Venilde concluiu o ensino médio pelo Núcleo Estadual de Jovens e Adultos, em Tenente Portela, e alcançou o que parecia distante: foi aprovada no processo seletivo para cursar Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), onde cursa o sexto semestre.  

A história de Venilde é um exemplo inspirador de que nunca é tarde para recomeçar e de que a educação tem o poder de transformar vidas. Toda a trajetória foi contada em um documentário produzido por alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação e será disponibilizado em breve no YouTube.

A EJA segue sendo uma porta aberta para quem deseja mudar sua realidade e conquistar novos horizontes.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sintonia

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5