Rádio
Nenhum programa no ar
Um dos mais tradicionais festivais gaúchos, Coxilha Nativista chega à 45ª edição em Cruz Alta
A tradição, a cultura e a arte gaúcha tomam conta de Cruz Alta, durante esta semana. Começou nesta terça-feira (29) mais uma edição da Coxilha Nativista, um dos festivais de música mais tradicionais do Rio Grande do Sul.
A cidade já respira o clima do festival, que na 45ª edição homenageia os 120 anos do escritor cruzaltense Érico Veríssimo. No Ginásio Municipal, tudo está pronto para receber o evento, que segue até o próximo sábado (2) com a temática "Nos campos de Érico, floresce a canção".
A programação começou às 19h, com a 39ª edição da Coxilha Piá, que destacou jovens talentos da música nativista. Antes disso, alunos das escolas de música do município também sobiram ao palco.
— São oito crianças em cada uma das duas categorias. Isso dá muito prazer, em pensar que temos a continuidade do nosso nativismo e do festival — destaca a secretária de Cultura e Turismo de Cruz Alta, Shana Reis.
Confira os vencedores:
CATEGORIA PIÁ
1º lugar – Lorenzo Borella dos Santos (Por entender a vida)
2º lugar – Muriel Kirst (Lástima)
3º lugar – Vale Mazui (O que me tira de casa)
Melhor Instrumentista – Matheus Martins (Poema da quinta lua).
CATEGORIA PIÁ TALUDO
1º lugar – Eva Sofia Dias da Silva (Dez artoches e um segredo missioneiro)
2º lugar – Tainá Boeri Vieira (Poema de Saudade)
3º lugar – Manu Segatto (Alma leve de mar)
Melhor Instrumentista – Lourenço Copetti (acordeon).
Nesta quarta-feira (30) à noite, tem início a fase local adulta, que segue nos próximos dias com apresentações de intérpretes e compositores de várias regiões. A grande final está marcada para sábado.
— Ao todo, de inscrições, tivemos mais de mil (canções) e temos 30 que vão passar pelo palco nesses dias. No sábado, são 15 classificadas para a grande final — explica a secretária.
Além dos shows no palco principal, o público pode aproveitar uma série de atividades paralelas gratuitas, como rodeio, concurso de gaiteiros, bailes e eventos gastronômicos. Os ingressos estão disponíveis no Ginásio Municipal.
Fonte: GZH
Autor
Maira kempf
Em: 30/07/2025, 07:37

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

Claudia Kauani Basso Pommer estava sozinha em casa quando as chamas começaram; investigação apura circunstâncias do incêndio

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Lideranças municipais e Secretaria de Educação contestam fala do político, classificando-a como "irresponsável" e desconectada da realidade local.

Lorena Alves Batista morreu na manhã deste sábado, causa da morte não foi informada.

Ex presidente continua internado na UTI do hospital DF STAR em Brasília.

Manhãs mais frescas e tardes quentes prometem amplitude térmica significativa no Noroeste do Rio Grande do Sul

Festival nativista ocorrerá de 23 a 31 de maio e contará com diversas atrações culturais, musicais e gastronômicas

Detido em Brasília, Jair Bolsonaro apresentou mal-estar na cela e foi transferido para unidade hospitalar nesta sexta-feira (13)

Tiago Benhur Flores Pereira, que acumulava mais de 150 anos de pena e integrava a lista da Interpol, foi capturado em uma operação conjunta após um ano de monitoramento.
