Rádio Querência

Rede Estadual abre período de matrículas para Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional

Governo oferece mais de 8 mil vagas em cursos de qualificação gratuitos
Rede Estadual abre período de matrículas para Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional

 

A partir desta quinta-feira (19/6), a Secretaria da Educação (Seduc) abre o período da chamada pública escolar para o segundo semestre letivo de 2025. As vagas incluem os cursos de qualificação profissional gratuitos, com mais de 8 mil oportunidades disponíveis em todo o Estado, e as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa traz uma série de novidades, demonstrando um avanço na política de inclusão na Rede Estadual, como a integração da qualificação profissional com a retomada dos estudos, por meio da Educação Profissional e Tecnológica - EPT (Ejatec).

As inscrições devem ser feitas na nova página de matrículas, que será disponibilizada na internet na quinta-feira (19/6). A plataforma, desenvolvida com um design mais intuitivo, foi criada para simplificar o processo de inscrição. O prazo termina no dia 2 de julho. A matrícula será confirmada presencialmente entre os dias 29 de julho e 1º de agosto. O segundo semestre letivo da Rede Estadual começa em 4 de agosto. Essas ações demonstram como o governador Eduardo Leite trata a área da educação como prioritária com o propósito de investir no futuro do estudante, do professor e da sociedade.

Na Educação Profissional, os cursos são ofertados nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao Ensino Médio, com formação em áreas como saúde, administração, logística e agropecuária. A EJA, por sua vez, atende jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio, sendo que o critério para se inscrever na modalidade é possuir idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

A Ejatec representa uma nova modalidade de oferta educacional ao integrar a EJA à Educação Profissional e Tecnológica. A proposta oferece cursos de qualificação profissional voltados para o terceiro segmento como assistente de serviços jurídicos, assistente de logística, assistente administrativo, assistente de projetos sociais, recepcionista em serviços de saúde, com possibilidade de aproveitamento em cursos técnicos subsequentes.

Ações afirmativas na Educação Profissional

Pela primeira vez, a Seduc terá reserva de vagas para a Educação Profissional, que envolve os cursos técnicos concomitantes e subsequentes realizados nas escolas estaduais. A ação afirmativa, que começa a ser implementada no processo de inscrição do segundo semestre letivo deste ano,  garante que 30% das matrículas em cada curso deve ser direcionado para candidatos autodeclarados negros, indígenas e para pessoas com deficiência (PCDs).

Fonte: Governo do Estado RS

M

Autor

Maira kempf

Em: 19/06/2025, 04:45

Mais lidas
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Homem é preso por tentar matar o próprio filho com golpes de facão em Fontoura Xavier
Homem é preso por tentar matar o próprio filho com golpes de facão em Fontoura Xavier

Suspeito foi encontrado com facão de 40 centímetros na cintura e sinais de embriaguez, segundo a Brigada Militar

Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos
Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos

O carro utilizava placas argentinas adulteradas e, conforme consulta, havia sido furtado em Cascavel (PR) neste ano

Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia
Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Últimas notícias
Rádio Querência reforça parceria com Grupo RBS e projeta cobertura especial para 2026
Rádio Querência reforça parceria com Grupo RBS e projeta cobertura especial para 2026

Nesta semana, a Rádio Querência recebeu a visita de Fábio Petrikicz, coordenador do Grupo RBS e responsável pelas emissoras afiliadas a Rádio Gaúcha.

67 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA: Santo Augusto divulga programação para o mês de maio
67 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA: Santo Augusto divulga programação para o mês de maio

Um mês de celebrações reúne cultura, esporte, obras e integração comunitária para marcar a história e o desenvolvimento de Santo Augusto

PRF inicia Operação Dia do Trabalho 2026 no RS
PRF inicia Operação Dia do Trabalho 2026 no RS

Ações serão reforçadas para prevenir acidentes e preservar vidas durante o feriado prolongado

América F.C decide vaga na final da Copa Libertadores Regional neste sábado em Santo Augusto
América F.C decide vaga na final da Copa Libertadores Regional neste sábado em Santo Augusto

A partida será disputada no Ninho da Águia, em Santo Augusto, a partir das 15h30