Rádio
Nenhum programa no ar
Ijuí: Justiça Eleitoral acolhe denúncia do MPRS e condena vereador pelo crime de violência política de gênero
Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a Justiça Eleitoral condenou na última sexta-feira, 30 de maio, o vereador de Ijuí Jorge Amaral do PP pelo crime de violência política de gênero, previsto no art. 326-B do Código Eleitoral. O homem foi condenado à pena de um ano, seis meses e 15 dias de prisão, mais multa. Além disso, terá que indenizar a vítima em cinco salários mínimos.
O fato que originou a condenação diz respeito a um vídeo montado e divulgado pelo denunciado contendo ofensas a uma candidata ao cargo de vereadora da cidade. Segundo a denúncia, entre os dias 16 de agosto e 6 de outubro de 2024, durante o período de propaganda eleitoral referente às eleições municipais em Ijuí, o denunciado, por meio de postagem de vídeo em seus perfis nas redes sociais, praticou violência política de gênero contra a candidata ao cargo de vereadora Débora Vieira de Oliveira, “constrangendo e humilhando a vítima por palavras, gestos e por conteúdo visual e auditivo, utilizando-se de menosprezo e discriminação a sua condição de mulher, com a finalidade de dificultar a campanha eleitoral da vítima, então, candidata”.
Em outro processo, pelo mesmo fato (violência política de gênero), a Justiça Eleitoral também cassou o mandato e declarou a inelegibilidade do vereador pelo prazo de oito anos.
O promotor de Justiça Eleitoral Nilton Kasctin dos Santos, autor da ação penal, ressaltou que “a condenação tem duplo efeito pedagógico para a sociedade: mostra a necessidade de respeito aos direitos do outro e a importância do espaço da mulher na política”.
Fonte: MP-RS
Autor
Maira kempf
Em: 04/06/2025, 07:34

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, esclareceu a postura da entidade

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Acidente aconteceu no início da noite desta terça-feira em um trecho marcado por forte neblina; ainda não há informações sobre feridos.

Com foco em transparência e sustentabilidade, programa eleva recursos em R$ 9 bilhões, mas veta subsídios para desmatamento.

O contará também com as presenças da secretária da pasta, Lisiane Wasem Fagundes, e do deputado estadual Ernani Polo.

Projeções extraoficiais apontam o candidato do PL com ampla vantagem, enquanto o atual vice-governador e adversários dividem o restante dos blocos e inserções.



