Rádio Querência

Superlotação: Direção pede que população procure atendimento hospitalar apenas em casos de urgência e emergência

Diante do aumento expressivo nos casos de estado gripal, H1N1, Influenza e viroses como vômito e diarreia, o Hospital Bom Pastor de Santo Augusto emitiu um alerta à comunidade
Superlotação: Direção pede que população procure atendimento hospitalar apenas em casos de urgência e emergência
Foto: Bruno Vargas

 

Diante do aumento expressivo nos casos de estado gripal, H1N1, Influenza e viroses como vômito e diarreia, o Hospital Bom Pastor de Santo Augusto emitiu um alerta à comunidade: a instituição está superlotada e solicita que o atendimento seja buscado somente em situações de urgência e emergência. VEJA A NOTA ABAIXO.

A alta procura por atendimentos eletivos tem sobrecarregado a capacidade do hospital. A colaboração da população é fundamental para que os profissionais possam priorizar os casos graves e garantir atendimento a quem realmente necessita.

Casos considerados de urgência e emergência:

  • Parada cardiorrespiratória
  • AVC (derrame)
  • Infarto
  • Acidente de trânsito
  • Acidente com animal peçonhento
  • Ferimentos por arma de fogo ou arma branca
  • Politraumas e fraturas
  • Queimaduras graves
  • Envenenamento
  • Tentativa de suicídio
  • Convulsão
  • Dores súbitas ou intensas
  • Hemorragias
  • Crise asmática grave
  • Choque elétrico
  • Estado gripal com febre persistente

 

Além disso, o hospital orienta que o número de acompanhantes seja limitado a apenas um por paciente, a fim de reduzir a circulação de pessoas e o risco de contágio por vírus e bactérias.

Vacina da influenza liberada para toda a população

Desde a última semana, a Secretaria Estadual da Saúde liberou a vacinação contra a gripe (influenza) para a população em geral, desde que acima dos seis meses de idade.  

Mesmo com a liberação, permanece a orientação de que os grupos prioritários façam a adesão à imunização, visto que tais grupos são os de maior risco de agravamento ou até óbito. 

Neste ano já foram registradas 47 mortes em decorrência da infecção pelo vírus influenza no RS. Do total de óbitos, 27 foram entre idosos e 04 em crianças entre  01 e  11 anos de idade.  
92,5% dos óbitos relacionam-se a influenza A e 7,5 % por influenza B.  A vacina é importante para reduzir as internações por influenza.

 

Situação se agrava em todo o Estado: governo decreta emergência em saúde pública

A situação crítica enfrentada pelos hospitais não é isolada. O governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou, nesta segunda-feira (19/5), estado de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em crianças.

O decreto, assinado pelo governador Eduardo Leite, será publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (20/5), com validade de 120 dias.

A medida vem em resposta à crescente demanda nos serviços de saúde e tem como objetivo fortalecer a rede hospitalar, especialmente com a ampliação de leitos clínicos e de UTI com suporte ventilatório.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que a decisão também visa preparar o Estado para o enfrentamento do inverno, quando há maior incidência de doenças respiratórias. Para isso, a Secretaria da Saúde anunciou um investimento de R$ 20,8 milhões por meio da Operação Inverno Gaúcho, voltada à atenção primária e às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Com o decreto, as redes hospitalares que atendem pelo SUS devem priorizar a oferta de leitos para pacientes com síndrome respiratória, buscando garantir agilidade e estrutura adequada para o atendimento.
 

Comunicado

Considerando o período de surtos de estado gripal, diagnósticos de H1N1 e Influenza, bem como viroses (vômito e diarreia), e o intenso volume de atendimentos eletivos, o Hospital Bom Pastor de Santo Augusto solicita a compreensão da comunidade local e regional para dirigir-se ao mesmo somente em casos de urgência e emergência.

São casos de urgência e emergência de atendimento hospitalar: parada cardiorrespiratória, AVC (derrame), infarto, acidente de trânsito, acidente com animal peçonhento, ferimento por arma de fogo, ferimento por arma branca, politrauma (fraturas), queimaduras graves, envenenamento, tentativa de suicídio, convulsão, dores súbitas ou intensas, hemorragias, crise asmática grave, choque elétrico, estado gripal com sintoma de febre persistente.

Sua colaboração para o pleno funcionamento do hospital é fundamental e fará toda a diferença. Procure o hospital em caso de real necessidade e de atendimentos urgentes e emergentes, pois o mesmo se encontra com superlotação.

Solicitamos que fique limitado, quando necessário, o acompanhamento por apenas um acompanhante do paciente, evitando o fluxo de muitas pessoas e exposição aos vírus e bactérias.

 

O Hospital Bom Pastor agradece a compreensão e conta com sua colaboração.

.

 

Santo Augusto, 19 de maio de 2025.

 

 

 

M

Autor

Maira kempf

Em: 19/05/2025, 08:26

Mais lidas
Família vítima de acidente na ERS-569 retornava do velório de familiar em Santo Augusto
Família vítima de acidente na ERS-569 retornava do velório de familiar em Santo Augusto

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Homem conhecido como “Torresmo” está desaparecido em Santo Augusto
Homem conhecido como “Torresmo” está desaparecido em Santo Augusto

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Criança de cinco anos morre após acidente envolvendo três veículos na BR-158, em Palmeira das Missões
Criança de cinco anos morre após acidente envolvendo três veículos na BR-158, em Palmeira das Missões

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Últimas notícias
Santo Augusto decreta situação de emergência após temporal que causou grandes estragos no município
Santo Augusto decreta situação de emergência após temporal que causou grandes estragos no município

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Temporal deixa rastro de destruição em Santo Augusto - veja fotos
Temporal deixa rastro de destruição em Santo Augusto - veja fotos

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Prefeita pede calma à população e anuncia reunião com a Defesa Civil para definir medidas de auxílio
Prefeita pede calma à população e anuncia reunião com a Defesa Civil para definir medidas de auxílio

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Moradores escapam ilesos após parede de residência desabar durante temporal em Santo Augusto
Moradores escapam ilesos após parede de residência desabar durante temporal em Santo Augusto

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Secretário atualiza situação após temporal e destaca bairros mais atingidos em Santo Augusto
Secretário atualiza situação após temporal e destaca bairros mais atingidos em Santo Augusto

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

Polícia Civil e PRF investigam relatos de suposta violência sexual envolvendo policial rodoviário federal em Frederico Westphalenn
Polícia Civil e PRF investigam relatos de suposta violência sexual envolvendo policial rodoviário federal em Frederico Westphalenn

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional