Rádio Querência

Eduardo Leite deixa o PSDB após 24 anos e deve se filiar ao PSD

Cerimônia de filiação ao novo partido deve acontecer nesta sexta-feira (9), em São Paulo.
Eduardo Leite deixa o PSDB após 24 anos e deve se filiar ao PSD
Governador Eduardo Leite — Foto: RBS TV/Reprodução

 

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite anunciou sua desfiliação do PSDB nesta quinta-feira (8). Em nota, o governador do RS afirmou que "não foi uma decisão simples" deixar o PSDB e que segue "guiado" pelos valores tucanos.

Leite deve se filiar ao PSD nesta sexta-feira. Uma cerimônia está prevista para acontecer no gabinete da direção nacional do partido, em São Paulo, às 15h.

 

"As circunstâncias do cenário político e eleitoral, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, exigem novos caminhos", afirma trecho da nota. Leia o texto completo abaixo.

 

De acordo com a jornalista Ana Flor, o PSD chegou a oferecer, em 2022, o partido para Leite se lançar à Presidência. Ainda de acordo com a repórter, uma das atuais possibilidades aventadas por integrantes do PSD é o de Leite ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul em 2026.

Em março, o PSD já recebeu a filiação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que também deixou o PSDB. Com a saída de Leite, o único governador que permanece no PSDB é Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul.

Leia abaixo a nota de disfiliação de Eduardo Leite do PSDB:

"Nota aos Tucanos e à Sociedade Brasileira

"Depois de 24 anos de filiação ininterrupta ao PSDB — meu único partido até aqui — comunico, com o coração cheio de gratidão, minha desfiliação da legenda.

Não foi uma decisão simples. O PSDB me acolheu ainda jovem, me formou politicamente e me proporcionou viver experiências únicas, que levo comigo com orgulho e responsabilidade. Foi neste partido que aprendi a fazer política com seriedade, com responsabilidade fiscal, sensibilidade social e foco na transformação concreta da vida das pessoas — especialmente daquelas que mais precisam do poder público.

Ao longo dessas mais de duas décadas, estive ao lado de tucanos e tucanas com quem compartilhei sonhos, projetos e lutas. Aprendi com grandes lideranças, e me inspiro até hoje no exemplo de estadistas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cuja visão moderna de gestão pública e compromisso com a democracia marcaram profundamente a minha formação e a minha atuação política.

Minha saída não é um rompimento com esses valores. Ao contrário, sigo guiado por eles.

As circunstâncias do cenário político e eleitoral, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, exigem novos caminhos. Caminhos que percorro com a mesma convicção de sempre: a de trabalhar por um país mais justo, mais eficiente, mais equilibrado e mais comprometido com o futuro.

Mesmo fora do PSDB, continuo ao lado de todos os tucanos que, como eu, acreditam na política como instrumento de transformação da realidade e na construção de um Brasil melhor. Tenho certeza de que continuaremos caminhando na mesma direção, impulsionados por uma visão de país que valoriza o diálogo, o equilíbrio, a responsabilidade e a justiça social.

Aos amigos e amigas do PSDB, meu muito obrigado por tudo. Levo comigo os princípios, os aprendizados e, acima de tudo, o respeito e a admiração por todos que fizeram e fazem esse partido ser o que é. O tempo que passamos juntos não se desfaz com esta desfiliação: ele permanece como parte da história que seguimos construindo — agora, talvez por caminhos diferentes, mas olhando para o mesmo horizonte. O próprio PSDB vive um novo momento, refletindo sobre seus rumos e discutindo uma possível fusão com o Podemos. Desejo muito sucesso a essa trajetória e a todos os que a integram. Que seja um caminho exitoso, porque o Brasil continuará precisando de todos nós — com nossas ideias, nossa responsabilidade e nosso compromisso com o futuro.

Fonte: G1

M

Autor

Maira kempf

Em: 09/05/2025, 11:22

Mais lidas
Delegado Bruno Chaves confirma que criança estava sozinha no momento do incêndio em Chiapetta
Delegado Bruno Chaves confirma que criança estava sozinha no momento do incêndio em Chiapetta

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Tragédia em Chiapetta: Incêndio consome residência na saída para Inhacorá
Tragédia em Chiapetta: Incêndio consome residência na saída para Inhacorá

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

Menina de 6 anos morre em incêndio em Chiapetta; pai diz que havia saído para comprar lanche
Menina de 6 anos morre em incêndio em Chiapetta; pai diz que havia saído para comprar lanche

Claudia Kauani Basso Pommer estava sozinha em casa quando as chamas começaram; investigação apura circunstâncias do incêndio

Menina de 6 anos é vítima fatal de incêndio em Chiapetta, ela morava com o pai
Menina de 6 anos é vítima fatal de incêndio em Chiapetta, ela morava com o pai

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Pré-candidato ao Governo do RS, Edegar Pretto, é alvo de críticas em Miraguaí após declaração sobre falta de água em escolas
Pré-candidato ao Governo do RS, Edegar Pretto, é alvo de críticas em Miraguaí após declaração sobre falta de água em escolas

Lideranças municipais e Secretaria de Educação contestam fala do político, classificando-a como "irresponsável" e desconectada da realidade local.

Anuncie aqui
Últimas notícias
PP-RS define apoio ao PL de Luciano Zucco nas eleições para governo do Estado
PP-RS define apoio ao PL de Luciano Zucco nas eleições para governo do Estado

O Progressistas ficará com a vaga de candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Luciano Zucco, mas o nome será definido em segundo momento; Silvana Covatti e Luis Carlos Heinze são cotados.

Piloto morre em queda de avião agrícola em Cruz Alta
Piloto morre em queda de avião agrícola em Cruz Alta

Homem foi identificado como Jorge Marins, 41 anos. Acidente aconteceu às 15h desta segunda-feira (16)

Criança de 1 ano morre após engasgamento em escola de Santo Cristo
Criança de 1 ano morre após engasgamento em escola de Santo Cristo

Menino foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu; prefeitura manifestou pesar e presta apoio à família

Hospital de Clínicas de Ijuí realiza cirurgia inédita contra o câncer pelo SUS
Hospital de Clínicas de Ijuí realiza cirurgia inédita contra o câncer pelo SUS

Procedimento com técnica HIPEC amplia acesso a tratamento de alta complexidade e evita deslocamentos para a capital

Abertas inscrições para o 39º Carijo da Canção Gaúcha
Abertas inscrições para o 39º Carijo da Canção Gaúcha

O 39º Carijo da Canção Gaúcha será realizado de 23 a 31 de maio, no Parque de Exposições de Palmeira das Missões