Rádio
Nenhum programa no ar
Mais de 5 milhões de eleitores têm até 19/5 para evitar cancelamento do título
A Justiça Eleitoral alerta: o prazo para regularizar o título de eleitor termina em 19 de maio de 2025. Até o dia 25 de abril, 82.328 pessoas já haviam procurado atendimento, mas mais de 5,1 milhões ainda precisam resolver pendências para evitar o cancelamento do documento.
É considerado eleitor faltoso quem deixou de votar, não justificou a ausência e não pagou a multa em três eleições consecutivas, sendo cada turno contado separadamente — inclusive em eleições suplementares. Quem estiver nessa situação deve buscar regularização o quanto antes. Para saber se há pendências, basta acessar os sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ou procurar o cartório eleitoral da sua cidade.
Manter o título em dia garante o exercício pleno dos direitos políticos, como votar e se candidatar, e é necessário para:
-
Inscrever-se e tomar posse em concurso público
-
Receber salário em cargo ou função pública
-
Participar de licitações e concorrências públicas
-
Obter passaporte ou carteira de identidade
-
Renovar matrícula em escolas públicas
-
Regularizar quitação do serviço militar ou imposto de renda
Atenção a golpes
Todos os serviços da Justiça Eleitoral são gratuitos. Se você receber mensagens cobrando por consultas, regularizações ou emissão de documentos, é golpe.
Como regularizar o título
O procedimento pode ser feito pelo site do TSE (Autoatendimento Eleitoral) ou dos TREs, pelo aplicativo e-Título ou presencialmente no cartório eleitoral. Será necessário:
-
Documento oficial com foto (obrigatório)
-
Título de eleitor ou e-Título
-
Comprovantes de votação ou de justificativas, se tiver
-
Comprovante de pagamento ou isenção de multas
Se houver débitos, o pagamento pode ser feito por boleto, Pix ou cartão, com registro automático da quitação. Em casos de dificuldade financeira, é possível solicitar a dispensa da multa junto ao juiz eleitoral.
Fonte: TSE
Autor
Maira kempf
Em: 02/05/2025, 11:03

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

Claudia Kauani Basso Pommer estava sozinha em casa quando as chamas começaram; investigação apura circunstâncias do incêndio

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Lideranças municipais e Secretaria de Educação contestam fala do político, classificando-a como "irresponsável" e desconectada da realidade local.

Período foi divulgado nesta segunda. Serão pouco mais de dois meses para o contribuinte acertar as contas com o Leão.

A segunda-feira (16) começa com calor, mas frente fria atípica próxima ao Uruguai e ao norte da Argentina deve anunciar a chegada do outono ao Rio Grande do Sul.

São Jacó recebeu neste domingo uma grande festa esportiva

Lorena Alves Batista morreu na manhã deste sábado, causa da morte não foi informada.

Ex presidente continua internado na UTI do hospital DF STAR em Brasília.

