Rádio
Nenhum programa no ar
FETAG-RS aprova mobilizações por tempo indeterminado em defesa dos agricultores e pecuaristas familiares
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) realizou, nesta terça-feira (29/04), em Porto Alegre, sua Assembleia Geral, reunindo 312 representantes sindicais de todo o estado. Um dos principais encaminhamentos do encontro foi a aprovação, por unanimidade, de mobilizações em resposta à ausência de ações efetivas do governo federal frente às demandas de agricultores e pecuaristas familiares impactados por eventos climáticos extremos nos últimos anos.
Apesar de diversas tentativas de diálogo, os trabalhadores rurais afirmam que não houve avanços concretos nas medidas emergenciais necessárias. Por isso, a Assembleia definiu o início das mobilizações para o dia 13 de maio, em Porto Alegre, com duração indeterminada, como forma de pressionar por respostas urgentes.
O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, destacou que a decisão reflete o cansaço da base diante da falta de soluções:
“Tivemos a casa cheia, com representantes dos 312 sindicatos. A prestação de contas foi aprovada por unanimidade, assim como o retorno das mobilizações. Ninguém aguenta mais explicar ao agricultor e ao pecuarista familiar, lá na ponta, que nada mudou. Chegou a hora de irmos às ruas defender o nosso direito de continuar produzindo alimentos. E para isso, precisamos da participação de todos”, afirmou.
Durante a Assembleia, também foram aprovados o balanço financeiro, o relatório de atividades da FETAG-RS e o regimento do Congresso da entidade. Um dos momentos marcantes do encontro foi a homenagem à Dra. Jane Berwanger, que recebeu uma placa de reconhecimento pela sua atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais.
Outros temas em pauta incluíram a previdência social, o Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), juventude rural, conferência de aposentados e os 40 anos da Comissão Estadual de Mulheres.
A aprovação das mobilizações representa uma nova fase da luta do movimento sindical rural gaúcho, que promete seguir mobilizado até que as reivindicações dos agricultores e pecuaristas familiares sejam atendidas.
Fonte: Com informações da FETAG
Autor
Maira kempf
Em: 30/04/2025, 04:24

Três das quatro vítimas eram naturais de Santo Augusto. A família havia participado do velório de Franklin Santos da Silva, pai de Michele, que morreu no dia 2 de novembro, no Hospital Bom Pastor.

Renê Dorneles, de 60 anos, desapareceu após sair de sua residência no bairro Petrópolis, no dia 30 de outubro. Familiares e conhecidos pedem ajuda para obter informações sobre seu paradeiro.

Noah Pereira da Silva, morador de Novo Barreiro, estava em um automóvel que se envolveu em uma colisão com uma caminhonete e um caminhão. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

Prefeita Lilian confirmou a medida à reportagem da Rádio Querência. Famílias atingidas devem procurar a Secretaria Municipal de Habitação para realizar o cadastro e solicitar materiais para reconstrução das residências.

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Em entrevista à Rádio Querência, Lilian Fontoura Depiere informou que lonas já foram distribuídas às famílias atingidas e que uma reunião com a Defesa Civil Regional vai definir as próximas medidas

Seu Luiz e a esposa, Odila, estavam dormindo quando a força do vento derrubou uma das paredes do quarto. A estrutura caiu para o lado de fora e, por sorte, não atingiu o casal.

Em entrevista à Rádio Querência, secretário Elias da Silva atualizou as providências adotadas pelo município, informou sobre relatos de veículos arrastados pelo vento e orientou a população a redobrar os cuidados.

A PRF afirma ainda que a Corregedoria Regional instaurou uma investigação preliminar para apurar os fatos e que o policial citado está afastado do serviço operacional


