Rádio Querência

7ª Limpeza Binacional do Rio Uruguai recolhe cerca de uma tonelada de resíduos

Brasileiros e argentinos se uniram em prol da preservação ambiental, no domingo (27), em Tiradentes do Sul
7ª Limpeza Binacional do Rio Uruguai recolhe cerca de uma tonelada de resíduos
Fotos: Andressa Lopes/Assessoria de Imprensa/Divulgação

 

Tiradentes do Sul sediou no domingo (27) a 7ª edição da Limpeza Binacional do Rio Uruguai. Mais de 70 pessoas participaram da ação ambiental que teve como pontos de partida e chegada a Prainha do Cascalho. Cerca de uma tonelada de resíduos foram retirados das duas margens do Rio Uruguai. Nesta segunda-feira (28), o caminhão com o lixo recolhido foi exposto em frente à Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes.

Os participantes – entre autoridades políticas, policiais, membros de entidades, associações e voluntários – foram divididos em dois grupos, sendo que um se dirigiu até o Rio Turvo e o outro se deslocou até o Rio Lajeado Grande. A saída ocorreu às 9h e o término às 12h, com almoço de confraternização. À tarde, artistas locais apresentaram músicas com tributos ao Rio Uruguai.

A PATRAM destacou que a limpeza foi realizada na modalidade de patrulhamento embarcado. Além dos resíduos, foram retirados 1.520 metros de espinhéis, 70 metros de redes de diversas malhas, uma armadilha tipo gaiola e uma armadilha tipo covo. A equipe da PATRAM promoveu ainda a soltura de exemplares da fauna local, incluindo 5 peixes armados, 4 patis e 7 pintados, contribuindo para a preservação da biodiversidade aquática.

A prefeitura de Tiradentes do Sul esteve representada pelo prefeito Elton Luis Pilger, a primeira-dama Berenice Pilger, o vice-prefeito Sidinei Bilhão, também pelos secretários municipais de Turismo, Urbanismo e Trânsito Marino Hermes, de Obras e Viação Valdir Bueno, de Agricultura e Meio Ambiente Airton Adelar Borger, de Assistência Social Elissandra Dresch e de Administração Charles Schneider.

Outras autoridades brasileiras participantes foram os prefeitos de Três Passos Arlei Tomazoni, de Crissiumal Marco Aurélio Nedel e de Humaitá Luís Carlos Sandri, além do presidente da Associação Ambiental e Ecológica de Pescadores Amadores e Amigos do Rio Uruguai (AMAPARU) Cuca Granich, da sargento Raquel da PATRAM, representantes da SEMA Rafael Schenkel, da Secretaria de Turismo e Presidente das Gurias do Rio Uruguai Rosana Locatelli, da empresa Macuco Yucumã e o proprietário da Prainha do Cascalho e anfitrião Alceu Diel.

Entre as autoridades argentinas, participaram o intendente de El Soberbio Roque Soboczinski, o diretor de Turismo Victor Motta, o ministro de Ecologia Martin Recaman, representantes da polícia ambiental argentina, além de outras lideranças do país vizinho. A limpeza binacional foi realizada em conjunto com a 5ª Fiesta Provincial de la Biodiversidad y el Ecoturismo, ocorrida no sábado (26) em El Soberbio, Misiones.

(Fotos: Andressa Lopes/Assessoria de Imprensa/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fonte: Rádio Alto Uruguai

M

Autor

Maira kempf

Em: 29/04/2025, 13:02

Mais lidas
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Homem é preso por tentar matar o próprio filho com golpes de facão em Fontoura Xavier
Homem é preso por tentar matar o próprio filho com golpes de facão em Fontoura Xavier

Suspeito foi encontrado com facão de 40 centímetros na cintura e sinais de embriaguez, segundo a Brigada Militar

Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos
Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos

O carro utilizava placas argentinas adulteradas e, conforme consulta, havia sido furtado em Cascavel (PR) neste ano

Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia
Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Últimas notícias
Rádio Querência reforça parceria com Grupo RBS e projeta cobertura especial para 2026
Rádio Querência reforça parceria com Grupo RBS e projeta cobertura especial para 2026

Nesta semana, a Rádio Querência recebeu a visita de Fábio Petrikicz, coordenador do Grupo RBS e responsável pelas emissoras afiliadas a Rádio Gaúcha.

67 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA: Santo Augusto divulga programação para o mês de maio
67 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA: Santo Augusto divulga programação para o mês de maio

Um mês de celebrações reúne cultura, esporte, obras e integração comunitária para marcar a história e o desenvolvimento de Santo Augusto

PRF inicia Operação Dia do Trabalho 2026 no RS
PRF inicia Operação Dia do Trabalho 2026 no RS

Ações serão reforçadas para prevenir acidentes e preservar vidas durante o feriado prolongado

América F.C decide vaga na final da Copa Libertadores Regional neste sábado em Santo Augusto
América F.C decide vaga na final da Copa Libertadores Regional neste sábado em Santo Augusto

A partida será disputada no Ninho da Águia, em Santo Augusto, a partir das 15h30