Rádio
Nenhum programa no ar
Hoje , 30, é o último dia para pagar o IPVA 2025
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30/4) para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Neste ano, o vencimento foi unificado, ou seja, todos os contribuintes devem pagar o tributo até essa data, independentemente do final da placa do veículo.
A alteração, estabelecida por lei estadual, visa simplificar o calendário de pagamento, proporcionando mais tempo para o planejamento dos motoristas. Com isso, também é possível aproveitar os descontos oferecidos, sem a preocupação com as datas escalonadas.
Como funciona o novo prazo unificado
Em anos anteriores, o pagamento do IPVA seguia um calendário escalonado, com vencimentos distintos conforme o final da placa. Com a unificação, todos os contribuintes têm o mesmo prazo de quitação: 30 de abril.
A mudança facilita o processo para quem tem veículos com finais de placa variados e, ao mesmo tempo, amplia o prazo para motoristas com placas que teriam vencimento mais cedo.
Consequências do atraso no pagamento
O não pagamento do IPVA até o prazo final gera multa diária de 0,334%, com limite de até 20% do valor total do imposto, além da cobrança de juros. Caso o débito fique em aberto por mais de dois meses, o nome do contribuinte poderá ser inscrito em Dívida Ativa, com outras consequências legais.
Além disso, se o veículo for flagrado em circulação sem o pagamento do imposto, poderá ser apreendido – o que resultaria em gastos com multas, guincho e diárias no depósito do Detran.
Desconto do Bom Motorista e Bom Cidadão valem até o prazo final
Até a data de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, cuja redução pode chegar a 20% do valor do tributo, caso o contribuinte usufrua da cota máxima de cada benefício.
O Bom Motorista, por exemplo, reduz até 15% do imposto para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito. Por sua vez, o Bom Cidadão oferece desconto de 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2023 e 30 de outubro de 2024.

Fonte: Governo do Estado RS
Autor
Maira kempf
Em: 29/04/2025, 11:24

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Município volta a sofrer com tempestade severa apenas dois meses após último desastre climático; equipes de resgate já atuam no local.

Núcleo severo de tempestade foi registrado pelos equipamentos na região, mas a forte queda de gelo não chegou a se concretizar.

O acidente aconteceu na RS-342 por volta das 19h20 e envolveu dois automóveis.

Crime ocorreu na manhã de domingo; suspeito foi socorrido e encaminhado ao Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela

Pleito na 107ª Zona Eleitoral ocorreu sem maiores incidentes, marcado por civismo, ampla cobertura jornalística da Rádio Querência

Com 129.492 votos nas eleições de 2026, a candidata do PL conquista uma vaga na Assembleia Legislativa em sua primeira disputa para um cargo titular.

Parlamentar do PL obteve quase 380 mil votos nas eleições de 2026, destacando sua postura de oposição conservadora ao governo federal e prioridade no desenvolvimento econômico do Estado.

Candidato santo-augustense pelo PODEMOS obteve um total de 12.642 votos em todo o pleito, mas desempenho local não foi suficiente para garantir uma cadeira no parlamento gaúcho.

Candidato santo-augustense obteve mais de 83 mil votos, conquistou seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados e reafirmou o compromisso com as pautas gaúchas.
