Rádio
Nenhum programa no ar
Inscrição para o Encceja vai até 2 de maio
Jovens e adultos que não concluíram os estudos têm uma oportunidade agora: estão abertas as inscrições para o Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2025. O prazo vai até o dia 2 de maio. Esse mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e para uso do nome social.

O Encceja é aplicado pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É de graça e voluntário para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.
O Encceja é utilizado desde 2002, como instrumento para a certificação de competências adquiridas, tanto no ambiente escolar quanto em experiências de vida e de trabalho. Os resultados são usados pelas secretarias de Educação e institutos federais como base para emitir os certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio.
Além de contribuir para a retomada da vida escolar de milhares de brasileiros, o Encceja também orienta políticas públicas para o EJA - Educação de Jovens e Adultos.
O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.
Para o ensino fundamental, as disciplinas avaliadas são Matemática, Língua Portuguesa e Estrangeira, Artes, e Ciências Humanas. Para o ensino médio, serão também quatro provas objetivas, nas mesmas disciplinas.
O exame acontece em dois turnos, e a prova tem duração máxima de quatro horas pela manhã, e 5 horas de duração à tarde.
A data das provas já está marcada: dia 3 de agosto.
Fonte: Governo do Estado RS
Autor
Maira kempf
Em: 24/04/2025, 07:27

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Suspeito foi encontrado com facão de 40 centímetros na cintura e sinais de embriaguez, segundo a Brigada Militar

O carro utilizava placas argentinas adulteradas e, conforme consulta, havia sido furtado em Cascavel (PR) neste ano

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Nesta semana, a Rádio Querência recebeu a visita de Fábio Petrikicz, coordenador do Grupo RBS e responsável pelas emissoras afiliadas a Rádio Gaúcha.

Um mês de celebrações reúne cultura, esporte, obras e integração comunitária para marcar a história e o desenvolvimento de Santo Augusto

Ações serão reforçadas para prevenir acidentes e preservar vidas durante o feriado prolongado

A partida será disputada no Ninho da Águia, em Santo Augusto, a partir das 15h30



