Início Notícia Voltar

Edelvânia Wirganovicz, condenada pela morte do menino Bernardo, é encontrada morta na cadeia

Óbito foi confirmado pela Polícia Penal. Ela retornou ao regime semiaberto em 2025 após dois anos em prisão domiciliar

22/04/2025 21:07 por Maira kempf


CapaNoticia

Edelvânia recebeu sentença de 22 anos e 10 meses em julgamento realizado em março de 2019. Jefferson Botega / Agencia RBS


 

Condenada pela morte de Bernardo Uglione Boldrini, em abril de 2014, Edelvânia Wirganovicz, 51 anos, foi encontrada morta nesta terça-feira (22), dentro do Instituto Penal Feminino de Porto Alegre.

O óbito foi confirmado pela Polícia Penal. De acordo com a nota divulgada,  os indícios apontam para que a "própria apenada tenha cometido o ato". Ela retornou ao regime semiaberto em 2025 após dois anos em prisão domiciliar.

A Polícia Penal e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram acionados. A Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário também acompanha a apuração do caso. 

Edelvânia foi condenada a 22 anos e 10 meses de prisão pela morte do menino Bernardo em março de 2019. O crime aconteceu em abril de 2014, no município de Três Passos.

Em maio de 2022, Edelvânia Wirganovicz foi para o regime semiaberto. Em 2023, uma decisão do juízo da 2ª Vara de Execuções Criminais da comarca de Porto Alegre determinou que Edelvânia cumprisse pena em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica em razão da falta de vagas no sistema prisional.

No entanto, em 25 de fevereiro de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou a prisão domiciliar e determinou o retorno dela ao semiaberto. A decisão do ministro Cristiano Zanin atendeu uma reclamação da Procuradoria de Recursos do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Segundo o MP, Edelvânia não poderia receber o benefício de regime domiliciar porque teria 50% de pena pendente para cumprimento. 

GZH



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5