Grupo Dançarte de Santo Augusto conquista bolsas e se destaca no Festival Internacional de Dança de Porto Alegre
Jovens talentos do Dançarte brilham e garantem bolsas para eventos no Brasil e na Itália
11/09/2025 09:10 por Maira kempf

Foto: divulgação/ Grupo Dançarte
Seis integrantes do Grupo Dançarte, de Santo Augusto, participaram com destaque do Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA) 2025, realizado entre os dias 25 e 31 de agosto. Considerado um dos maiores eventos do gênero no país, o festival reuniu centenas de bailarinos e professores renomados, proporcionando momentos de aprendizado, avaliação e trocas artísticas.
O município foi representado pelo bailarino Iruã Oliveira Rodrigues e pelas bailarinas Julia Schraiber, Laura Pompeo, Gisele Moresco, Sophia Feiten e Laís Diniz, sob a coreografia e direção das professoras Teresinha Casali Sperotto e Lucileine Pedroso Dornelles.
Em entrevista à Rádio Querência, Lucileine Dornelles destacou a importância da participação:
“A experiência no FIDPOA 2025 foi transformadora. Mais do que disputar medalhas, o grande valor está nas oportunidades de sermos avaliados por grandes profissionais do ballet mundial e da dança contemporânea, recebermos retornos que enriquecem nosso trabalho e ampliam nossa visão artística. O festival é um espaço de encontro, aprendizado e inspiração, onde nossos bailarinos puderam viver intensamente a dança e se conectar com artistas de diferentes lugares.”
Um dos pontos altos da participação do grupo foi a conquista de bolsas de estudo inéditas. As bailarinas Sophia Feiten e Laura Pompeo receberam bolsas para o Rio Ballet Summer 2026, no Rio de Janeiro, enquanto Iruã Oliveira e Julia Schraiber foram contemplados com bolsas para o Settimane in Danza, na Itália.
“Essas conquistas refletem não apenas o talento deles, mas também o compromisso e a dedicação que todos nós temos com a arte da dança. Voltamos do festival renovados e com a certeza de que cada experiência como essa fortalece nossa trajetória e abre novos caminhos para o futuro”, acrescentou Lucileine.
Ao todo, mais de 22 professores internacionais e nacionais participaram do festival, avaliando os grupos e compartilhando conhecimentos. Esta é a primeira vez que alunos do Grupo Dançarte conquistam bolsas para cursos no Brasil e no exterior.
Nos últimos anos, o grupo já vinha ganhando projeção. Em 2024, o Dançarte participou do Festival CBDD Kids, em Porto Alegre, organizado pelo Conselho Brasileiro da Dança, ocasião em que foi convidado a se apresentar com duas coreografias no CBDD Kids do Rio de Janeiro. Na mesma edição, a bailarina Julia Schraiber foi convidada a integrar o Circuito FDB 2024, também no Rio de Janeiro, com a coreografia “InTemporal”.
Com essas conquistas, o Dançarte reafirma sua relevância na cena cultural, levando o nome de Santo Augusto para grandes palcos da dança.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.