Rádio Querência

RS cria departamento de investigação contra crimes cibernéticos

Conforme o chefe da Polícia Civil gaúcha, essa é a primeira divisão especializada do Brasil. Também foram criados os departamentos de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública, de Aviação e de Saúde
RS cria departamento de investigação contra crimes cibernéticos
O chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, detalhou as principais alterações em coletiva de imprensa nesta terça (8) - Foto: Thiago Dias/Ascom SSP

 

Foi publicado nesta terça-feira (8/4), no Diário Oficial do Estado (DOE), o Decreto 58.095 que institui importantes mudanças na estrutura organizacional da Polícia Civil. O documento altera o Decreto 54.406, de 13 de dezembro de 2018, que aprova o Regimento Interno da Polícia Civil. Para detalhar as principais alterações, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (8/4), na sede da pasta, em Porto Alegre. Participaram da coletiva o chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, e os delegados que assumirão os novos departamentos criados.

Com a atualização no organograma da Polícia Civil, foram criados novos departamentos especializados, além da reestruturação de setores administrativos. Essa modernização na estrutura da instituição qualificará ainda mais a prestação do serviço policial à sociedade gaúcha e oferecerá melhores recursos de trabalho aos seus servidores.

“Estamos atuando em três grandes eixos, que são gestão, investigação e cuidado com o servidor. Isso vai dar um salto de qualidade para a Polícia Civil. Podemos dizer que a Polícia Civil entra em um outro patamar, não só de tecnologia, como de conhecimento e de agilidade na gestão”, afirmou o chefe de Polícia.

Entre as mudanças referentes aos órgãos de execução especializada, foram criados três novos departamentos: Departamento de Aviação (DAV); Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc); Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Dercap).

O DAV terá a incumbência de coordenar e executar, com exclusividade, missões aéreas tripuladas da Polícia Civil, cooperar em demandas interinstitucionais, de defesa civil e correlatas de interesse institucional e de segurança pública. Também será responsável por executar e prestar apoio técnico às ações de polícia judiciária com o emprego de aeronaves remotamente pilotadas.

O Dercc, a partir da Divisão de Repressão aos Crimes Cibernéticos, ficará encarregado de apurar, prevenir e reprimir os crimes informáticos próprios, de invasão de dispositivos informáticos e os crimes cometidos por meios eletrônicos, telemáticos ou por meio da rede mundial de computadores, "dark" ou "deep web", cuja abrangência, incidência ou repercussão exijam investigação especializada.

O Dercap terá como foco pesquisar e planejar ações, coordenar, orientar e fiscalizar as atividades dos seus órgãos subordinados. O departamento tem como objetivo combater a corrupção, as infrações penais contra a Administração Pública, contra a Fazenda Pública e contra a Ordem Tributária e a lavagem de dinheiro ou ocultação de bens.

No combate aos crimes de homicídios, foi criada a Divisão de Homicídios do Interior (DHI) na esfera do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que já contava com a Divisão de Homicídios da Capital e Divisão de Homicídios da Região Metropolitana. A DHI coordenará, operacionalizará e fiscalizará as atividades das Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa do Interior.

No Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), foi criada a Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que compreende uma nova delegacia: a Delegacia de Polícia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme). A Desarme terá a missão de apurar, prevenir e reprimir os crimes de tráfico, comércio e empréstimo ilegal de armas, munições e explosivos, bem como crimes patrimoniais ocorridos contra estabelecimentos que comercializam armas, munições e explosivos.

Com relação aos órgãos de assistência e de assessoramento, agora estão vinculados ao Chefe de Polícia os seguintes gabinetes: Gabinete do Chefe de Polícia (GAB/CH/PC); Gabinete de Relações Institucionais e Comunicação Social (Grics); Gabinete de Planejamento, Governança e Gestão (GPGG); Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE); e Gabinete de Recuperação de Ativos e Políticas Institucionais (Grapi).

Outra importante mudança é a criação do Departamento de Saúde (DAS), entre os órgãos de apoio administrativo e de recursos humanos. Este novo departamento tem como atribuições planejar, coordenar e executar ações, projetos, campanhas e políticas institucionais de prevenção de doenças e de promoção e cuidado da saúde integral do efetivo dos servidores da instituição, relacionados à saúde física, mental e ocupacional. O atendimento contempla os policiais civis ativos, inativos e servidores administrativos lotados na Polícia Civil, extensivo a seus dependentes, nos termos da lei da Previdência Social.

Também foi criada a Divisão de Inovação Tecnológica (Dinov), no âmbito do Departamento Estadual de Tecnologia da Informação Policial (Dtip). A Dinov adotará mecanismos institucionais para incentivar a adoção da inovação aberta para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços. Essa divisão também terá a atribuição de promover articulação científica, tecnológica e produtiva com outras organizações, públicas ou privadas, além de desenvolver competências visando ao aprimoramento profissional voltado à inovação, incluindo a capacitação dos profissionais que compõem o corpo técnico da divisão.

Fonte: Governo do Estado RS

M

Autor

Maira kempf

Em: 09/04/2025, 04:40

Mais lidas
Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila
Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila

Toda a arrecadação será destinada a custear deslocamentos, hospedagem e despesas essenciais da família entre Santo Augusto e Ijuí.

Acidente envolvendo Saveiro e Fiesta deixa danos materiais na ERS-155
Acidente envolvendo Saveiro e Fiesta deixa danos materiais na ERS-155

Colisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), no km 72 da rodovia; PRE de Santo Augusto realizou o registro da ocorrência

Morador dispara tiros contra grupo após acidente na ERS-155; ele alegou medo de invasão
Morador dispara tiros contra grupo após acidente na ERS-155; ele alegou medo de invasão

Ação ocorreu na ERS-155 após um acidente de trânsito; motorista e amigos procuravam o dono da propriedade para relatar a batida quando foram surpreendidos pelos disparos.

Festival Novos Sons celebra o talento local e consagra sucesso de público em Santo Augusto
Festival Novos Sons celebra o talento local e consagra sucesso de público em Santo Augusto

Evento viabilizado pela Lei Aldir Blanc reuniu diversos estilos musicais e valorizou os talentos da região no último dia 22 de agosto

Últimas notícias
Rádio Querência altera grade de programação a partir desta sexta-feira devido ao Horário Eleitoral Gratuito
Rádio Querência altera grade de programação a partir desta sexta-feira devido ao Horário Eleitoral Gratuito

A partir desta sexta-feira, dia 28 de agosto, a Rádio Querência dá início à veiculação das propagandas eleitorais gratuitas e obrigatórias.

Piquete Sombra da Figueira e América FC preparam programação especial com homenagens para a Semana Farroupilha 2026
Piquete Sombra da Figueira e América FC preparam programação especial com homenagens para a Semana Farroupilha 2026

Programação contará com almoço festivo, Grenal de Bombachas e Gaitaço Livre na sede do América FC em Santo Augusto

Educação em debate: Santo Augusto inicia hoje a construção do Plano Municipal para a próxima década
Educação em debate: Santo Augusto inicia hoje a construção do Plano Municipal para a próxima década

Comunidade, educadores e autoridades se reúnem no auditório do Sicredi para diagnosticar o ensino atual e traçar as diretrizes da educação local até 2036.

Ausência de Lula na Expointer vira destaque em meio à presença de presidenciáveis em Esteio
Ausência de Lula na Expointer vira destaque em meio à presença de presidenciáveis em Esteio

Enquanto adversários políticos confirmam presença no Parque Assis Brasil, presidente reeditou histórico de baixa assiduidade na feira agropecuária gaúcha.

Comunidade de Costa do Turvo inicia venda de cucas e assados para a Festa de Nossa Senhora da Saúde
Comunidade de Costa do Turvo inicia venda de cucas e assados para a Festa de Nossa Senhora da Saúde

Programação da produção culinária se estende até sexta-feira; no domingo (30), a festa contará com missa, almoço festivo e animação do grupo Musical Universo.

Idoso de 73 anos morre após carro sair da pista em Sede Nova
Idoso de 73 anos morre após carro sair da pista em Sede Nova

Acidente ocorreu na noite de quarta-feira na via que conecta o município a Humaitá; vítima foi identificada como Ivo Seibel.

RS cria departamento de investigação contra crimes cibernéticos | Rádio Querência